Uma das maiores embarcações de cruzeiro do mundo está parado em um estaleiro na Alemanha. O navio que ainda está inacabado deverá ser desmantelado antes mesmo de fazer sua primeira viagem. Isso porque os administradores de falências não conseguem encontrar um comprador para a embarcação de luxo, avaliada em £ 1,2 bilhão (R$ 7,2 bilhões).
O casco inferior do navio conhecido como Global Dream II, o segundo navio de classe global do estaleiro insolvente MV Werften na costa do Báltico da Alemanha, deve ser descartado a preço de sucata, segundo informou a revista especializada An Bord. O objetivo do estaleiro é vender partes da embarcação, assim como maquinário e equipamentos.
O navio tem 349 metros de comprimento, conta com 20 decks e possui um cinema de luxo a bordo e um parque aquático ao ar livre, entre suas principais atrações. O Global Dream II pode transportar até 9 mil passageiros.
No início deste ano, quando a construção estava quase terminada, a MV Werften pediu falência. A empresa já procurou um investidor que aceitasse pagar £ 900 milhões pela embarcação e a salvasse da sucata, mas sem sucesso. Até o momento, nenhum comprador para o cruzeiro foi encontrado.
O Global Dream pode ser rebocado para qualquer lugar do mundo por rebocadores oceânicos. Se nenhum comprador for encontrado nas próximas semanas, será iniciado um processo de licitação, o que permitiria que corretores de navios com contatos em pátios de sucata marítima enviem suas ofertas.
Já viajei algumas vezes em navios de grande porte. Um lixo. Só transtorno em tudo: filas, falta de espaço, luta por uma cadeira na piscina, etc. Tenho saudades dos navios pequenos: Princess Danae, Funchal, Marquesa, etc. Só embarco quando encontrar outro navio pequeno. Esse aí da reportagem vou fazer uma proposta, me serve para cortar.
A reportagem poderia ter sido mais detalhada! Quem contratou a construção do navio? foi uma iniciativa do estaleiro? Não parece lógico que o estaleiro iniciasse a construção sem um comprador certo (Carnival, MSC, Royal Caribean, etc)!
Mas também, quem quer fazer um cruzeiro num navio com 9.000 pessoas? Nos navios comuns, com capacidade entre 2.000 e 3.000 passageiros, já é um tormento embarcar, fazer refeições, descer a terra nas escalas, usar os equipamentos de lazer e desembarcar.
Não é o primeiro nem será o último. Eu não entro num troço destes nem que a vaca tussa.