A próxima rodada de negociações entre Ucrânia e Rússia vai ser realizada, presencialmente, entre 28 e 30 de março na Turquia, anunciou David Braun, diplomata ucraniano. Em uma publicação no Facebook, Braun não disse em qual cidade o encontro ocorrerá. O conflito entre os dois países já dura 31 dias.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse a Vladimir Putin que apoia um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia. “Erdogan defendeu a implementação da paz e a melhoria das condições humanitárias na região”, comunicou o gabinete do líder turco.
Abramovich participou das negociações entre Rússia e Ucrânia
O Kremlin confirmou que Roman Abramovich — que entregou o comando do Chelsea em fevereiro —, participou das negociações russo-ucranianas para a nova rodada de negociações. Em uma teleconferência na quinta-feira 24, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Abramovich “participou das negociações no estágio inicial”.
Pressionado ainda mais, Peskov deu poucos detalhes, mas acrescentou: “Agora, as negociações estão em andamento entre as duas equipes diplomáticas”.
Peskov respondera a uma pergunta sobre um artigo no The Wall Street Journal segundo o qual o governo Biden adiou as sanções contra Abramovich por insistência do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, devido ao papel do oligarca em negociar a paz.
Leia também: “Um oligarca russo contra a parede”, reportagem de Bruno Freitas publicada na edição 104 da Revista Oeste