Temas como pesca, garantia de concorrência justa e formas de resolver disputas futuras ainda não têm solução
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediram aos negociadores para retomar os acordos comerciais entre o Reino Unido e o bloco europeu neste domingo, 6.
Os dois líderes disseram que, embora “reconhecendo a seriedade” de suas diferenças significativas, “concordamos que um esforço adicional deve ser realizado por nossas equipes de negociação para avaliar se elas podem ser resolvidas”, segundo informações da Reuters.
Retomada das negociações
As negociações comerciais entre os britânicos e a União Europeia (UE) estagnaram na última sexta-feira, 4, depois que os líderes envolvidos não chegaram a bom termo em temas considerados espinhosos como pesca, garantia de concorrência justa e formas de resolver disputas futuras.
Fontes de ambos os lados disseram à Reuters que as demandas francesas sobre os direitos de pesca em águas britânicas continuam sendo uma questão fundamental, mas que não é apenas a França que tem levantado problemas nas negociações.
Brexit
Em um plebiscito, realizado em 23 de junho de 2016, eleitores britânicos puderam decidir se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a UE. A maioria — 52% contra 48% — decidiu que o país deveria deixar o bloco.
Mas essa saída não aconteceu de imediato, foi inicialmente marcada para o dia 29 de março de 2019. Esse prazo não foi cumprido, acabou adiado três vezes e só foi concretizado em 31 de janeiro de 2020.