Negociações sobre o Brexit retomam neste domingo

Temas como pesca, garantia de concorrência justa e formas de resolver disputas futuras ainda não têm solução 
-Publicidade-
Boris Johnson conseguiu primeira vitória em lei polêmica que altera o Brexit | Foto: CHATHAM HOUSE/WIKIMEDIA COMMONS
Boris Johnson conseguiu primeira vitória em lei polêmica que altera o Brexit | Foto: CHATHAM HOUSE/WIKIMEDIA COMMONS | brexit, leo do mercado interno, união europeia, boris johnson, partido conservador, reino unido

Temas como pesca, garantia de concorrência justa e formas de resolver disputas futuras ainda não têm solução

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson | Foto: Chatam House/Flickr
-Publicidade-

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediram aos negociadores para retomar os acordos comerciais entre o Reino Unido e o bloco europeu neste domingo, 6.

Os dois líderes disseram que, embora “reconhecendo a seriedade” de suas diferenças significativas, “concordamos que um esforço adicional deve ser realizado por nossas equipes de negociação para avaliar se elas podem ser resolvidas”, segundo informações da Reuters.

Retomada das negociações

As negociações comerciais entre os britânicos e a União Europeia (UE) estagnaram na última sexta-feira, 4, depois que os líderes envolvidos não chegaram a bom termo em temas considerados espinhosos como pesca, garantia de concorrência justa e formas de resolver disputas futuras.

Fontes de ambos os lados disseram à Reuters que as demandas francesas sobre os direitos de pesca em águas britânicas continuam sendo uma questão fundamental, mas que não é apenas a França que tem levantado problemas nas negociações.

Brexit

Em um plebiscito, realizado em 23 de junho de 2016, eleitores britânicos puderam decidir se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a UE. A maioria — 52% contra 48% — decidiu que o país deveria deixar o bloco.

Mas essa saída não aconteceu de imediato, foi inicialmente marcada para o dia 29 de março de 2019. Esse prazo não foi cumprido, acabou adiado três vezes e só foi concretizado em 31 de janeiro de 2020.

 

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site