A Netflix interrompeu todos os projetos e futuras aquisições de produções na Rússia em meio à invasão na Ucrânia. A informação foi divulgada pela revista de entretenimento Variety nesta quarta-feira, 2.
De acordo com a revista, o serviço de streaming tinha quatro produções em andamento, incluindo a série de suspense policial chamada Zoto, que teve a filmagem suspensa. A série, ambientada nos anos 1990, foi a segunda produção original da Netflix filmada na Rússia, depois da série “Anna K”, que terminou em 2021.
“Uma fonte próxima à Netflix disse que a empresa está avaliando o impacto dos eventos atuais”, informou a revista.
Boicote dos Estúdios de Hollywood
A The Walt Disney Company também informou que suspenderá todos os lançamentos nos cinemas russos. O informe feito na segunda-feira 28 inclui a produção Red: Crescer é uma fera, da Pixar, que iria estrear no país em 10 de março.
No mesmo dia, a Warner Bros e a Sony também informaram que não lançariam filmes na Rússia. A Paramount Pictures bateu o martelo na terça-feira 1º.
A Warner comunicou a suspensão da estreia de Batman, programada para ser lançada nesta semana. A Sony salientou que está adiando todos os seus lançamentos planejados na região, incluindo o próximo Morbius.
Posicionamento da indústria de cinema e TV
A Rússia também foi impedida de participar de grandes festivais de premiações. O festival internacional de cinema de Cannes informou que não receberá delegações russas ou participantes com vínculos com o governo.
O Series Mania Festival — evento europeu dedicado exclusivamente a séries — informou na terça-feira 1º que não haverá presença russa no evento, de acordo com a sanção do governo francês contra a Rússia.
Na segunda-feira 28, a exposição de artes Biennale ,em Veneza, também descartou a participação russa no evento. Já o Festival de Cinema de Veneza continua ponderando as respostas em relação aos pedidos de boicote aos filmes russos.
No mesmo dia, o Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, retirou dois títulos de filmes russos na apresentação deste ano: No Looking Back e The Execution. Já o Festival de Cinema de Locarno, da Suíça, informou que exibiria filmes russos na próxima edição em agosto.