Policiais invadiram nesta quinta-feira, 20, o escritório do jornal e site de notícias El Confidencial, cuja linha editorial é crítica à ditadura de Daniel Ortega. A redação do jornal fica na capital do país, Manágua. A sede da publicação foi cercada pela polícia, que acabou entrando no local e prendendo alguns repórteres, segundo relatos de agências internacionais.
O fotógrafo e cinegrafista Lionel Gutiérrez, do próprio jornal, e profissionais das agências de notícias France-Presse e Efe que estavam cobrindo o cerco ao prédio também foram detidos.
Leia também: “Bolívia: revanche da esquerda tem prisões políticas e perseguição a opositores”
Em seu perfil no Twitter, o jornalista e diretor da publicação, Carlos Fernando Chamorro, denunciou o atentado contra a liberdade de imprensa. “Exigimos respeito à integridade física de nossos jornalistas e que não se roubem nossos equipamentos. Há dois anos, nos assaltaram e confiscaram, mas nunca nos calaram. Seguiremos informando”, escreveu.
Las oficinas de @confidencial_ni están rodeadas por antimotines de la Policía. Demandamos respeto a la integridad física de nuestros periodistas y que no se roben nuestros equipos. Hace 2 años nos asaltaron y confiscaron, pero nunca nos callaron. Seguiremos informando. @totonia68
— Carlos F Chamorro (@cefeche) May 20, 2021
O ditador Daniel Ortega governa o país desde 2007. Em novembro, estão marcadas novas eleições presidenciais, mas os partidos de oposição não estão autorizados a participar do pleito. Ainda não se sabe se Ortega disputará um novo mandato — em seu governo, foi aprovada a possibilidade de reeleição indefinida, sem limites. Caso ele não concorra, quem deve disputar é sua mulher e vice-presidente do país, Rosario Murillo.
El momento en que los policia nos siguen para apresarnos por grabar el asalto a @confidencial_ni. Éramos un grupo de prensa internacional. No todos logramos evadirlos… Luis Sequeira sigue preso pic.twitter.com/zZRWNRRdG3
— Wilfredo Miranda Aburto (@PiruloAr) May 20, 2021
que lixo de gente esses esquerdopatas!
Este é o conceito de democracia da esquerda.
No Brasil , faland-se do stf pode acontecer igual