Nike decide encerrar operações na Rússia

Maior fabricante de roupas e acessórios esportivos do mundo adere ao boicote ao país em razão da invasão à Ucrânia
-Publicidade-
Norte-americana Nike encerra atividades em mais de 50 lojas na Rússia
Norte-americana Nike encerra atividades em mais de 50 lojas na Rússia | Foto: Reprodução

Maior fabricante de roupas e acessórios esportivos do mundo, a Nike informou nesta quinta-feira, 23, que decidiu encerrar sua operação na Rússia. Desta forma, a companhia norte-americana se junta a uma série de outros negócios internacionais que também deixaram o país, em retaliação à invasão da Ucrânia.

Em 3 de março, ainda no início do conflito na Ucrânia, a Nike havia decidido paralisar sua operação na Rússia temporariamente. A empresa conta com mais de 50 lojas em território russo atualmente.

A empresa também comunicou aos clientes da Rússia nesta quinta-feira, que sua página na internet em russo e o aplicativo no país deixariam de funcionar.

-Publicidade-

“A Nike tomou a decisão de deixar o mercado russo. Nossa prioridade é garantir que estamos apoiando totalmente nossos funcionários enquanto reduzimos nossas operações com responsabilidade nos próximos meses”, manifestou a empresa, em comunicado.

O impacto financeiro da decisão é irrisório. O mercado da Rússia representa menos de 1% da operação global da gigante norte-americana de roupas esportivas. No entanto, a Nike decidiu pelo movimento simbólico, acompanhando outras empresas norte-americanas, como McDonald’s e Starbucks.

Em maio, a imprensa russa informou que a Nike não havia renovado acordos com seu maior franqueado na Rússia, o Inventive Retail Group, que opera 37 lojas da marca por meio uma subsidiária.

Depois do anúncio desta quinta, as ações da Nike subiram quase 1% nas negociações de pré-mercado na Bolsa de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.