As pesquisas sobre o uso da tecnologia do RNA mensageiro em vacinas renderam o Prêmio Nobel de Medicina à bioquímica húngara Katalin Kariko e ao cientista americano Drew Weissman. As descobertas da dupla abriram caminho à produção das vacinas emergenciais contra a covid-19.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.
Katalin e Weissman foram laureados “pelas descobertas relativas às modificações das bases nucleicas que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes contra a covid-19”, anunciou o júri do Instituto Nobel nesta segunda-feira, 2. O prêmio, de 11 milhões de coroas suecas, corresponde a cerca de R$ 5 milhões.
Vacina com RNA mensageiro foi desenvolvida em tempo recorde
Os dois cientistas descobriram que a técnica de RNA mensageiro pode ser usada para bloquear a ativação das reações inflamatórias e aumentar a produção de proteínas quando o mRNA é distribuído para as células. Eles publicaram os resultados da investigação em 2005, mas receberam pouca atenção da comunidade científica naquela época.
A tecnologia de RNA mensageiro vinha sendo estudada há 30 anos. Com a pandemia de covid, houve investimentos vultosos para a criação de vacinas e as vacinas emergenciais foram desenvolvidas em tempo recorde. Uma parceria das empresas norte-americana Pfizer e da alemã BioNTech resultou na vacina Comirnaty. A farmacêutica Moderna, dos Estados Unidos, também desenvolveu uma vacina contra covid com m-RNA.
+ Nobel de Medicina vai para especialista em evolução humana
Esse tipo de imunizante compõe-se de um código com instruções para que as células do corpo produzam determinada proteína. Em vez de introduzir o vírus inativado ou uma parte dele para que o sistema imunológico produza as defesas, o RNA mensageiro envia um comando para o corpo para produzir as células de defesa e anticorpos. Com o desenvolvimento dessas vacinas, os laboratórios tiveram lucros históricos durante a pandemia.
O prêmio de Medicina vem sendo entregue desde 1901, quando a premiação teve início, seguindo as diretrizes deixadas postumamente no testamento do químico e inventor sueco Alfred Nobel (1833-1896). Nesta semana, o Instituto Nobel anuncia os premiados nas áreas de Física, Química, Literatura e Paz.
Seguindo esse critério, então e o vencedor do prêmio Nobel da paz deveria ser o cientista nazista que inventou a câmara de gás. ????
Egas Moniz também ganhou o prêmio Nobel…
PArabéns aos dois cientistas.
O que descobriram sobre o RNA mensageiro abriu um imenso campo para a descoberta de outras vacinas para doenças ainda não curáveis.
Tal qual o casal Curie, pela Teoria da Radioatividade, Einstein pela Relatividade, Newton pela Mecânica Tradicional e Max Planck pela Física Quântica, entre centenas de outros, as ciências exatas/naturais avançam independentemente de seu uso político ou da visão alienada e distorcida dos idiotas-úteis.
Parabéns!