Uma nova série de explosões causou a morte de nove pessoas e deixou cerca de 200 feridos nesta quarta-feira, 18, no Líbano, um dia depois dos ataque cibernéticos a pagers de militantes do grupo terrorista Hezbollah, que deixou 12 mortos e mais de 3 mil feridos.
Uma fonte de segurança citada pela Reuters relatou que, nas explosões desta quarta-feira, os feridos sofreram principalmente lesões no estômago e nas mãos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Os últimos ataques foram direcionados a rádios portáteis IC-V82 (walkie-talkies). A Reuters informou que os rádios portáteis foram comprados pelo Hezbollah há cinco meses, junto com os pagers.
As novas explosões coincidiram com o funeral de quatro membros do Hezbollah, que foi transmitido ao vivo no Twitter/X, informou o The Jerusalem Post.
A cerimônia terminou abruptamente. Relatórios não oficiais revelam que, além dos rádios IC-V82, iPhones, câmeras de vídeo e outros dispositivos também detonaram.
O Hezbollah orientou seus membros a se afastarem de dispositivos de comunicação e descartarem aparelhos com baterias de lítio ou conectados à internet.
Relatos informam que houve incêndio em algumas casas, por causa da explosão de baterias de lítio usadas para armazenamento de energia solar.
Em artigo do The New York Times, foi levantada a suspeita de que Israel introduziu os explosivos em um lote de pagers encomendado pelo Hezbollah, nas explosões desta terça-feira, 17.
“O que foi sofisticado aqui foi a operação de inteligência, não a tecnologia”, afirmou o Dr. Eyal Pinko, em entrevista por vídeo ao Jerusalem Press Club.
Especialista em inteligência e cibersegurança, Pinko é presidente do Instituto Internacional de Pesquisa em Segurança.
Ele afirmou que a inteligência israelense estudou a ação com pelo menos um ano de antecedência, para implementar explosivos, em quantidade moderada, nos pagers do Hezbollah.
Israel não assume a autoria
Um oficial sênior do Hezbollah, Hashem Safieddine, disse, segundo a Reuters, que o grupo está em uma “nova fase” e que “uma punição está certamente por vir”.
Drones e aeronaves foram avistados sobrevoando o oeste e o centro do Líbano, segundo a mídia estatal libanesa, durante as explosões.
Relatórios posteriores revelam que moradores locais supostamente incendiaram veículos da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) em várias partes do país.
O Hezbollah acusou Israel de ser o responsável pela sabotagem. O governo israelense não assumiu a autoria dos ataques e se mantém em silêncio em relação ao tema.
Israel , instale esses dispositivos no STF, STJ, TSE, TCU, Palácio do Planalto e Alvorada, nas presidências da Câmara e do Senado. Faça um enorme favor aos brasileiros de e do bem.
Incrivel que sempre vai aparecer um doente mental fazendo comentarios e destilando odio contra Israel que foi covardemente atacado, com a captura de milhares de refens que terminaram assassinados nos cativeiros. Os demonios que defendem os discipulos daquele pedofilo que tinha uma criança de 10 anos como parceira sexual. ESTAMOS LIDANDO COM DEMONIOS, E ISSO É APENAS O COMEÇO.
FORÇA ISRAEL, ATE A ANIQUILAÇAO TOTAL DE TODOS OS TERRORISTAS. OS MACHOS ALFA CONTRA IDOSOS, CRIANÇAS, MULHERES E GENTE DESARMADA.
Força Israel, eles sao machos contra mulheres, crianças e idosos. Sao demonios que colocaram crianças vivas dentro de fornos microondas. Ate o ultimo maldito terrorista.
O ataque aos Pagers, no Líbano, reflete o esforço de Israel para manter a hegemonia americana na governança global e não deixa dúvidas quanto ao caráter terrorista do Estado de Israel.
Os EUA estão em guerra contra o seu declínio. Na América Latina está desestabilizando governos e restabelecendo sua dominação. No Brasil, as queimadas evidenciam a ação para destruição da economia, que trará escassez de alimentos e juros altos. O presidente Lula é o mais servil dos apoiadores da OTAN neste continente, razão que levou o seu terceiro mandato ao fracasso.
Os EUA não têm coragem para enfrentar a Rússia directamente porque sabe o custo de uma guerra aberta, e usa a tática de guerrilhas para destruir o adversário que teme.
Resultado, todos sofrem ao redor do mundo, menos os americanos.
Há saídas pontuais. Mas será necessário um artigo científico para levantar hipóteses.
Agradeço a oportunidade de usar este espaço.
Nao encontrei nenhum comentario teu reprovando o ataque contra o povo inocente em Israel, covardemente assassinando jovens, idosos, e crianças. O teu comentario é o mesmo das coisas que encontro nos puleiros dos meus galinheiros. FORA SOCIALISTA COMUNISTA.
Alucinação completa