No intuito de evitar mais mortes por overdose, que aumentaram expressivamente nos últimos sete anos e atingiram níveis epidêmicos nos Estados Unidos recentemente, a prefeitura de Nova Iorque lançou, no final de maio, uma campanha para orientar usuários de drogas, mais especificamente opioides, sobre como se drogar de maneira segura.
Cartazes informativos sobre o tema, elaborados pelo departamento de saúde, estão sendo veiculados desde então em ônibus, no metrô, no terminal State Island e em pontos estratégicos bairro a bairro. Alguns deles têm deixado nova-iorquinos e turistas estarrecidos pela mensagem que transmitem: em vez de encorajar os usuários a largarem o vício, eles dão a entender que tudo bem os viciados continuarem com as drogas, desde o façam do jeito certo, com segurança.
O mais desconcertante de todos os anúncios veiculados ao longo da campanha, abaixo, traz a foto de uma jovem negra, de aparência altiva, ao lado da frase: “Não sinta vergonha por usar (drogas), e sim empoderado por usar com segurança”.
O cartaz também traz dicas úteis para usar drogas do jeito certo, tais como: “nunca use sozinho”, “comece com uma pequena dose e vá devagar”, “tenha naloxona à mão, pois naloxona pode reverter uma overdose” e “não misture drogas”.
O anúncio ainda alerta os usuários sobre a presença de fentanil, um opioide de ação rápida 30 a 50 vezes mais potente que a heroína, na composição de outras drogas como heroína, cocaína, crack, metanfetamina e cetamina, bem como em analgésicos à base de opioides e nos benzodiazepínicos (sedativos, ansiolíticos, hipnóticos e anticonvulsivantes). E avisa:”O fentanil aumenta o risco de overdose, especialmente entre pessoas que não usam opioides regularmente”.
Visões divergentes
“Devido à maior compreensão do problema desde que a campanha começou, cada vez mais usuários estão indo aos postos de saúde para obter mais kits para detecção de fetanil para, assim, ter a garantia de que vão usar com segurança”, informou o Departamento de Saúde de Nova Iorque, em comunicado. “Todo o novaiorquino deveria saber que, se você usar drogas, há meios de evitar uma overdose. Temos que fazer com que o uso de drogas na cidade, mesmo que ilegal, seja o mais seguro possível”, concluiu o órgão.
O líder da minoria do conselho de Nova York, o republicano Joe Borelli, fez o seguinte comentário sobre a campanha em sua conta no Twitter: “Não, Departamento de Saúde de Nova Iorque, o vício em heroína não é empoderador. Isso é o oposto de ‘redução de danos’. Isso normaliza a injeção de drogas mortais. Isso é distorcido. Você aprovou isso, secretário de Saúde?”.
A declaração repercutiu e rendeu matérias em canais como a Fox News, também compartilhadas na rede social
NYC councilman torches health department ad ‘empowering’ drug use: ‘Absolutely backwards’ https://t.co/GFxap5Fohy
— Fox News (@FoxNews) May 31, 2022
Seu companheiro de partido, o governador da Florida Ron de Santis, também usou as redes sociais para condenar a campanha. As críticas reacenderam a discussão sobre a melhor maneira para lidar com o problema das drogas, ultra complexo.
Democratas e republicanos têm visões e defendem políticas bastante divergentes sobre o assunto. O atual prefeito de Nova Iorque é o democrata Eric Adams.
Ou os nortes americanos reagem ou aquela grande nação vai pro saco. A ideologia dos esquerdalhas está roendo as bases da sociedade estadunidense.
Não tem nada de empoderado em usar drogas. Os usuários são pessoas com transtornos mentais.
Deste jeito , NY vai virar uma cracolândia . Aqui em SP temos um exemplo claro do que práticas permissivas causaram , não recuperam ninguém e o problema se agrava, afetando não só os viciados mas todo o seu entorno . Quem segue ganhando sem dúvidas são os traficantes , com seu trabalho facilitado . Tem que haver campanhas das autoridades visando primeiro desintoxicar os viciados , tentar engajar familiares e oferecer oportunidades e ocupações para que fiquem longe do vicio em definitivo. Nunca iludindo com “empoderamento” ao viciado se continuar consumindo drogas de forma “mais segura” .
A que ponto chegaram – a esquerda fora do controle. Se o descondenado for ‘eleito’, o problema rapidamente vai se instalar aqui.
Aprendí a amar as mensagens de Chico Xavier, repletas de ternura, dignidade e caridade. Aassistí no entanto uma gente apodrecida tentar tomar conta desses ensinamentos, querendo liberar toda promiscuidade, e perdoar todo canalha. Na realidade, atualmente, é dificílimo quem não saiba o que é o mal. E precisamos admitir que o Satanismo( por mais que considere essa palavra absurda), invadiu os setores sociais que deviam ser da maior seriedade, querendo corpos e almas, realmente. Obsessões macabras, de gente que quer ficar famosa a qualquer preço vendo seu nome divulgado através de qualquer deformação moral, des de que apareça, é a tônica. A resposta é simples: Não se proíbem todas essas atitudes monstruosas, e não se prendem todos esses patifes, pelo mesmo motivo que não se encontra o mandante de esfaqueamento. Estão mundialmente juntos, disputando abertamente, o comando e posse do planeta.
Campanha para reduzir mortes ou alimentar o consumo seguro dos zombies?
Absurdo este tipo de orientação vir de autoridades , que é um incentivo ao viciado continuar usando e ampliando o consumo. O que pode vir de bom disto ?
Deveriam sim esclarecer os efeitos devastadores das drogas sobre o corpo e cérebro, que a dependência do vicio é o oposto do “empoderamento” ilusório , e oferecendo ajuda para que os viciados deixem o vicio de lado e tenham hábitos saudáveis , estudem , vivam mais e melhor . Só autoridades sem liderança , débeis , sem confiança e sem visão de longo prazo admitem campanhas ilusórias como esta.
Aqui tem candidato que é ladrão, apóia ladrão, e acha digno ser ladrão.
Não se iludam e nem fiquem surpresos..Tem método.Essa gente é diabólica.Metodicamente,com palavras doces,que à primeira vista dão a impressão de fraternidade; e com o uso eficiente de falsas dicotomias ,vão injetando no senso comum a ideia de normalidade.Porém,as drogas são apenas a bola da vez.Depois virá a normalização do tráfico,do roubo,do incesto e até do assassinato.O projeto desses adoradores de satã é muito mais amplo.Vai muito além da normalização do uso de entorpecentes.Eles querem o seu corpo e a sua alma.
Essa esquerdalha é mundialmente igual. Jesus Christ.
Sim, o Ocidente está em franca decadência moral! No entanto, essa decadência foi gestada na década de 50/60 na URSS. Estão, agora, colhendo os frutos! Rússia e China se fortalecem com essa decadência. A Flórida deixou de ser o estado da diversão e da festa, parece que essa tradição está migrando para NYC!
No comments! #Vergonha
Os nossos traficantes agradecem….
Esquerdalha, o câncer que se proliferou no planeta.
Esta na HORA dos CAIPIRAS NORTE AMERICANOS FAZEREM OUTRA guerra civil.
California, 13 colonias/NY não podem transformar esse país numa SODOMA e GOMORRA
Os viciados escolheram usar drogas. Agora que se lasquem. Absurda essa campanha.
Eles caminham para diminuição da população do planeta. Vários vírus, drogas, aborto,etc.
Podiam ter colocado a Antita no cartaz. O apelo seria maior.
É POR ISSO QUE GRITO HOJE EM DIA….
VIVA A MÃE RUSSIA!
quem diria que são os únicos que podem por um fim nessa viadagem drogada.
Sabiam que só no brasil são mais de 4 milhões de pessoas (acima dos 21 anos) que não trabalham em absolutamente NADA.
Depois veem com aquele papinho de que “o envelhecimento da população vai quebrar a economia”
MAIS UMA MENTIRA!
Nessas horas que penso que Rússia e China têm razão, o ocidente está em decadência moral.