Em julho de 2018, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participava de uma reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Trechos da fala do republicano voltaram a circular nas redes sociais, depois de a Rússia invadir a Ucrânia. Em linhas gerais, Trump alertava para possíveis perigos em virtude da dependência de países europeus do gás russo, o que poderia deixá-los vulneráveis, sobretudo a Alemanha, maior potência europeia.
“É triste quando a Alemanha faz um grande acordo de petróleo e gás com a Rússia, quando deveria estar se protegendo contra a Rússia, e a Alemanha decide pagar bilhões de dólares por ano à Rússia”, disse Trump. “Então, estamos protegendo a Alemanha, a França e todos esses países. No entanto, esses países saem e fazem um acordo de oleoduto com a Rússia, onde estão pagando bilhões de dólares nos cofres da Rússia”, observou Trump.
Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, artigo publicado na Edição 101 da Revista Oeste
Parabéns, presidente Trump! Esse sim, um grande líder. Desde Ronald Reagan, os US não tinha um presidente à sua altura. Que ele volte em 2024.
Saudade do Trump!
Uns nascem para serem líderes. Trump é um deles.
Trump com uma visão realista e não esse merda do biden