Em artigo publicado na Edição 126 da Revista Oeste, Tom Slater escreve sobre a tentativa de assassinato do escritor Salman Rushdie. Recentemente, o autor do livro The Satanic Verses foi esfaqueado por Hadi Matar, 24 anos. Segundo o colunista da Spiked, esse caso representa um ataque contra todos aqueles que defendem a liberdade de expressão.
Leia um trecho
“A censura não é simplesmente uma importação estrangeira, claro. A situação de Rushdie expôs a cultura local do Ocidente de censura e seu distanciamento dos valores liberais, rumo a uma ideologia de multiculturalismo que é condescendente com os mesmos grupos que afirma proteger, que trata os muçulmanos como se fossem fundamentalmente diferentes de nós, incapazes de ser cidadãos livres e tolerantes. No Ocidente, a convicção de que as palavras machucam e que hereges devem ser abandonados promoveu um clima de censura quase absurdo. As pessoas costumam dizer que Os Versos Satânicos não teriam sido publicados hoje. O que é quase com certeza verdade. Mas, se vamos ser honestos, Harry Potter provavelmente também não seria publicado hoje — não por causa do conteúdo ocultista, mas por causa das opiniões indizíveis de sua autora, crítica da política de gênero.
A vingança islamista que Salman Rushdie sofreu nos mostra onde vamos parar quando a liberdade de expressão é abandonada. Quando a ofensa se torna um crime moral. Quando você diz que a fala é uma violência, você termina com violência, irracionalidade e terror. Então, para todos os que olharam para o chão enquanto esse veneno se intensificava, está na hora de escolher um lado. Aqueles que acreditam em liberdade e humanidade precisam se pronunciar em defesa de Salman Rushdie — e de todos os outros hereges. E nem pensem em dizer ‘mas…’. O ataque a Rushdie é um ataque a todos nós. Vamos tornar a liberdade de expressão a causa da vida dele, a causa do nosso tempo.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 126 da Revista Oeste vai além do texto de Tom Slater. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Cristyan Costa, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Branca Nunes, Dagomir Marquezi, Flávio Gordon, Ubiratan Jorge Iorio, Donald J. Boudreaux, Bruno Meyer e Eliseu Alves.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.