O lockdown legitimou o autoritarismo

É o que afirma Tom Slater, da Spiked, em artigo publicado na Edição 83 da Revista Oeste
-Publicidade-
A vida começa a voltar ao normal
A vida começa a voltar ao normal | Ilustração: Fran Kie/Shutterstock

Em artigo publicado na Edição 83 da Revista Oeste, Tom Slater, da Spiked, escreve sobre a volta da vida normal depois do lockdown. De acordo com o colunista, a suspensão das liberdades civis e o aumento do poder policial não podem se tornar modelo para lidar com as crises futuras.

Leia um trecho

“Não sou uma daquelas pessoas que acreditam que outro confinamento está prestes a acontecer. O legado do lockdown pode muito bem se fazer sentir de modo mais sutil. Mas os poderes autoritários têm o hábito de perdurar. As Regras de Defesa dos tempos da guerra não foram totalmente derrubadas até 1964. E como lorde Sumption comentou, os poderes criados nas Leis de Terrorismo de 2000 e 2006 foram reaproveitados algumas vezes nos anos recentes.

-Publicidade-

Suspender liberdades civis, aumentar o poder policial, governar por decreto — não podemos deixar isso se tornar o modelo com o qual lidamos com crises, reais ou exageradas, no futuro. Precisamos desesperadamente liberar o debate sobre o lockdown das amarras idiotizantes em que está confinado neste momento. E então precisamos defender que a liberdade não existe só nos momentos bons.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 83 da Revista Oeste vai além do texto de Tom Slater. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Silvio Navarro, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Theodore Dalrymple, Edilson Salgueiro, Luis Kawaguti, Evaristo de Miranda, Artur Piva, Dagomir Marquezi e Ana Paula Henkel.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.