A China construiu um prédio de 26 andares para abrigar um matadouro de porcos. O local fica na cidade de Ezhou, na província de Hubei, a 1,1 mil quilômetros da capital Pequim. A unidade tem condições de abater 1,2 milhão de suínos por ano, informou o jornal britânico The Guardian, em novembro.
A estrutura foi construída para atender à demanda da China por carne suína, a fonte de proteína mais popular do país. O arranha-céu começou a ser construído em outubro deste ano e já está pronto para iniciar as atividades.
A área externa ao edifício contempla 800 mil metros quadrados. No interior, há elevadores para o transporte dos animais e cerca de 30 mil pontos de alimentação que podem ser abastecidos com apenas o clique de um botão.
Conforme o The Guardian, a fazenda de 4 bilhões de yuans (R$ 3 bilhões) tem sistemas de controle de gás, temperatura e até de ventilação para o “bem-estar” dos animais, antes de seguirem ao matadouro. O empresário Zhongxin Kaiwei será o dono do negócio. Oriundo do setor da construção civil, ele decidiu investir no agronegócio chinês, comprando fazendas e fábricas.
A China consome cerca de metade de toda a carne suína do mundo.
Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste
Apesar do título da matéria, o texto descreve uma fazenda ou um criatório de suínos e não um abatedouro.