Um gigante buraco negro abriu-se na superfície do Sol e indagou os pesquisadores. Diversas correntes de fortes radiações, conhecidas como ventos solares, atingem diretamente a Terra.
Os pesquisadores detectaram o buraco de 800 mil quilômetros na coroa solar, a camada mais externa da atmosfera do Sol, conforme uma divulgação no último sábado, 2, pelo Observatório de Dinâmica Solar, da Nasa, a agência aeroespacial dos Estados Unidos.
Conforme o portal de astronomia Space Today, nunca houve uma lacuna com tamanho e a orientação semelhantes, que pode ser comparada ao tamanho de 60 Terras.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Buraco gigante no Sol pode desencadear tempestade geomagnética
Segundo o Spacte Today, “especialistas previram inicialmente que esse buraco mais recente poderia desencadear uma tempestade geomagnética moderada (G2), que poderia desencadear apagões de rádio e fortes exibições de auroras nos próximos dias”.
No entanto, o vento solar tem sido menos intenso do que o esperado, visto que a tempestade resultante foi fraca (G1), pelo menos até o momento. A escala vai de G1 a G5.
Uma tempestade geomagnética, também conhecida como tempestade solar, é uma explosão de partículas eletricamente carregadas da superfície do Sol.
Leia também: “Google lança seu maior modelo de inteligência artificial: o Gemini”
Conforme o site eCycle, as atividades que ocorrem no núcleo solar “provocam uma produção muito grande de energia por meio da reação de fusão nuclear”. Algumas dessas atividades são: a ejeção de massa coronal, vento solar e erupção solar.
Nesse processo, liberam-se prótons e elétrons, que são atraídos e acumulados em campos magnéticos. A grande concentração dessas partículas causa explosões que podem atingir diversos corpos celestes e afetar o clima espacial.
Aparência das fendas no Sol
Imagens da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos revelam que os buracos coronais aparecem como áreas escuras na coroa solar em imagens solares de ultravioleta extremo e raios-X suaves. “Eles parecem escuros porque são regiões mais frias e menos densas que o plasma circundante e são regiões de campos magnéticos unipolares abertos”.
Deve ser em função do desmatamento!!!!!!!!!!!!!!!!!!
“Indagou” os pesquisadores? Afemaria…
O site Spacetoday eh excelente! Nem tudo q está acontecendo na terra, eh culpa do aquecimento global por causa dos homens…
O site Spacetoday eh
Apesar da Marina achar que ‘buraco negro’ é uma expressão ‘racista’, na realidade é um termo já bastante consolidado na física (adotado e divulgado por John Wheeler) para descrever uma das coisas mais interessantes e fascinantes previstas pela relatividade de Einstein, mas pouco compreendidas pelo público em geral, e não esperava que a Oeste descrevesse o fenômeno da mancha solar maior do que as comuns com um termo inapropriado, pois já tem significado bastante conhecido para outra coisa.
Acho que vai ter que trocar as velas e cabos , e limpar os bicos