O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, se reuniu neste domingo, 14, com o chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, para uma conversa sobre o conflito em Israel.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
À emissora CNN Brasil, Gradilone deu detalhes da reunião. Segundo o embaixador brasileiro, Amir-Abdollahian “fez uma recapitulação de tudo o que eles consideram como ‘infrações’ de Israel”.
O chanceler iraniano também teria dito que seu país “lançou um ataque muito limitado”. Essa investida seria para “mostrar que o Irã estava a exercer seu direito de autodefesa, e que tinha que dar uma resposta a Israel”.
Leia também: “Ataque do Irã deve elevar petróleo e dólar”
Ainda segundo Gradilone, o Irã espera que o governo dos Estados Unidos convença Israel a “baixar a temperatura”. “É feito um apelo aos EUA para que a tensão seja dissipada.”
Além disso, o diplomata brasileiro disse que Israel “saiu fortalecido” neste sábado, 13. O sucesso se dá por meio de uma “defesa bem sucedia”. Entretanto, há uma expectativa sobre “o que Israel vai fazer nas próximas 24 horas”.
Israel interceptou 99% dos mísseis disparados pelo Irã
Fala-se sobre o sucesso de Israel porque o país judaico conseguiu interceptar 99% dos mísseis e drones disparados pelo Irã. O país árabe lançou mais de 300 projéteis que foram derrubados pelo Domo de Ferro. Trata-se de um sistema de defesa antimíssil dos israelenses.
Leia mais: “Israel aciona Conselho de Segurança da ONU e cobra punições ao Irã”
Segundo o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), apenas “um pequeno número” de mísseis balísticos atingiu o território do país.
As FDI e parceiros de Israel interceptaram a maioria dos cerca de 170 drones. Além do mais, foram mais de 30 mísseis de cruzeiros e mais de 120 mísseis balístico que Israel conseguiu deter.
Leia também: “Jordânia, Iraque e Líbano reabrem seus espaços aéreos”
Irã é país árabe?
Árabe = classificação etnolinguística, surgida na Arábia. Majoritária em várias partes do Oriente Médio e Norte da África. Sendo esse 👇o mundo árabe: Persa = grupo étnico indo-europeu do Irã. Quando os árabes chegaram e derrotaram os persas, obrigaram o país a se submeter ao Islã. Por isso, o Irã, que tem origem em outro grupo étnico originário no centro da Ásia, possui a mesma religião que os árabes, originários da Península Arábica. Enquanto os árabes falam árabe, os iranianos falam farsi.
Pois bem; Terminado o tão esperado ataque que, segundo os iranianos iria “varrer Israel do mapa”, ameaça feita há mais de 40 anos e enfim tiveram coragem suficiente de imp´lementar. O que se viu, depois desse ataque, foi uma grande sujeira espalhada de destroços desses foguetes pelas ruas das cidades alvo, dando um enorme trabalha aos garis ao varrer, isso sim, toda aquela sujeira. Calculam que o Irã gastou ou jogou fora (felizmente) algo em torno de 2 bilhões de dóllares nesses objetos de “destruição em massa” e o resultado, para a felicidade de todos, não causou vítimas civ8is e nem militares e enfim, “a montanha pariu um rato”, foi isso que aconteceu. A resposta deve vir no futuro na hora e vez de Israela assim quiser.
Não estou enxergando bem as letras e portanto não consigo fazer uma revisão adequada, Erros de digitação tem muitos por isso.
. 30 mísseis de cruzeiro tem alta velocidade, navegação por GPS, alto poder destrutivo e alvos precisos. Objetivos prováveis seriam instalações militares.
. 120 mísseis balísticos tem alta velocidade, elevado poder destrutivo, não tem precisão e acabam por fazer elevadas vítimas civis.
. 170 drones são “kamikazes” de velocidade reduzida (monomotor), navegação por GPS e alvos precisos, portam elevada carga explosiva.
O Sr. Celso Amorim classificou isso como “gesto”. Se Israel aceitasse esse “gesto” estaria sem Forças Armadas e enterrando centenas de milhares de civis.