Revista Oeste - Eleições 2022

O Talibã está rachado

Reabertura das escolas para meninas foi barrada por uma pequena minoria de radicais dentro do regime
-Publicidade-
Foto: reprodução Wikipedia
Foto: reprodução Wikipedia

O regime do Talibã no Afeganistão, unido na retomada do poder em agosto do ano passado, mostra sinais de divergência interna. Os ministros decidiram que as escolas para meninas deveriam ser reabertas em março, depois de meses fechados. Agora o Conselho Religioso reverteu a decisão e as escolas permanecerão fechadas. A reversão provocou críticas dentro do próprio governo.

A condução da política econômica, segundo o Wall Street Journal, também está gerando protestos. Os próprios combatentes do Talibã estão tendo dificuldade para alimentar suas famílias. “Muitos mujahedeen abandonaram o Talibã”, declarou um antigo comandante do grupo. “Se o regime não nos escutar, muitos talibã da base poderão lutar contra ele”.

O terremoto que matou pelo menos mil pessoas ao leste do país na semana passada contribuiu para agravar a situação da população. Mas a educação das meninas afegãs é uma das principais fontes de divergência no regime. Membros do governo acusam um pequeno grupo de fanáticos de impedir que as escolas sejam reabertas. O líder máximo, mulá Haibatullah, já declarou que “nossa sobrevivência depende de nossa unidade”.

-Publicidade-

Assine a Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. 🍓 Oi) Meu nome é Paula, tenho 24 anos) Budding SEX modelo 18+) Adoro fotos nuas) Por favor, classifique minhas fotos em 👉 https://ja.cat/id205476

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.