O voo mais curto da aviação comercial mundial acontece na Escócia. É o voo LM711 da Loganair, que liga duas ilhas em distantes apenas 2,7 quilômetros uma da outra em 80 segundos. Esse tempo pode cair para 53 minutos em condições favoráveis. Para se ter uma ideia, a distância entre os aeroportos é mais curta que a menor pista do aeroporto de Guarulhos, que tem 3 mil metros de comprimento.
Relacionadas
A ligação é feira por um avião BN-2, que segundo a reportagem da CNN Internacional, “é mais apertado que uma Kombi”. As cidades conectadas são Westray e Papa Westray, que ficam no extremo norte da Escócia e fazem parte das ilhas Orkney. . O preço da passagem é equivalente a US$ 20, ou 110 reais.
Os voos ocorrem duas ou três vezes por dia. Especialmente no verão turistas querem conhecer as belezas naturais de Papa Westray na Reserva Natural de North Hill. Com tempo bom, a travessia pode ocorrer com o piloto automático.
Reportagem curiosa, que infelizmente apresenta um ou dois erros de português: “…que liga duas ilhas em distantes apenas 2,7 quilômetros uma da outra em 80 segundos. Esse tempo pode cair para 53 minutos em condições favoráveis…” No caso seriam 53 segundos e não 53 minutos. Fica a dica. Quanto ao outros, dizer em distantes, está correto? Não seria o caso de dizer distantes em 2,7 quilômetros? ou com distância de 2,7Km? Ou algo parecido?
Eu ri dos “air Traffic controllers”. rs
Até arriscaria a ir morar numa dessas ilhas para ver se teria um pouco de sossego.