A OceanGate, empresa dona do submersível Titan e que organizava as expedições até os destroços do Titanic, oferecia um curioso suvenir da viagem para os tripulantes que desembolsavam US$ 250 mil pelo mergulho de 4 quilômetros de profundidade até os restos do famoso transatlântico. Tratava-se de um copinho de isopor que, durante a viagem, permanecia do lado de fora do submersível a fim de entrar em contato com o Titanic.
Nas redes sociais, a empresa oferece aos pagantes a oportunidade de também “enviar sua própria arte para o naufrágio”. Os copos de isopor apresentavam desenhos feitos pelos passageiros. No post oficial, a OceanGate afirma: “Todos a bordo podem enviar um copo de isopor para o Titanic em um mergulho. A pressão em profundidade reduz as cavidades a um quarto de seu tamanho — como esta vista aqui! Clique no link em nossa biografia para saber como você pode se juntar a nós em um mergulho e enviar sua própria arte para o naufrágio”.
O material com o qual é feito o copo aparece amassado pelas bordas, a equipe da empresa explica que isso acontece devido à pressão intensa nas profundezas do mar. No leito do oceano, a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, a pressão da água sobre os destroços do famoso navio — e também sobre todas as coisas à sua volta — é de aproximadamente 40 MPa, 390 vezes maior do que a pressão na superfície. Além do copo como suvenir, o passageiro da expedição também pode guardar uma foto da janela do submarino — que tem 55 centímetros de diâmetro — com os restos do Titanic ao fundo.