Em artigo publicado na Edição 152 da Revista Oeste, o jornalista Dagomir Marquezi entrevistou o ChatGPT. Trata-se de uma inteligência artificial (IA) que poderia substituir o Google. Basicamente, é um site em que o internauta pergunta sobre qualquer assunto e obtém uma resposta complexa, direcionada especificamente ao interesse da pessoa. Há uma conversa por escrito.
“Ele entrega praticamente qualquer coisa que possa vir em forma de texto”, relatou o colunista. “A passividade do Google é substituída por um diálogo tão real que tendemos a nos esquecer de que não existe uma pessoa teclando para nós. O ChatGPT tem inúmeras capacidades, é poliglota, escreve num português (quase) perfeito e nunca dorme. É o parceiro ideal.”
Ao longo de diversas perguntas e respostas, o ChatGPT explicou como seu sistema funciona e, acredite se quiser, transformou essa explicação em um soneto do dramaturgo inglês William Shakespeare e em outro soneto do poeta português Luis de Camões.
“Suas respostas foram apenas encurtadas em alguns pontos, pois ele tende a ser meio redundante nos alertas sobre suas limitações”, explicou Marquezi. “Sim, ele é modesto — e muito gentil.”
Leia um trecho
“Gostaria de propor a você um teste jornalístico. Vou te passar alguns dados frios de uma ocorrência policial. E então você escreve uma pequena matéria jornalística em estilo hard news baseada nos dados que eu vou te fornecer. Você aceita o desafio?
Claro! Estou aqui para responder a perguntas e ajudá-lo da melhor maneira possível. Por favor, forneça os dados e farei o meu melhor para produzir a matéria.
Ocorrência policial: roubo. Ladrão: indivíduo mascarado não identificado. Suspeito invadiu sorveteria. Horário: entre 2 e 4 horas da madrugada.
“ROUBO EM SORVETERIA NA MADRUGADA
Um indivíduo mascarado invadiu uma sorveteria na madrugada desta manhã, entre 2 e 4 horas, e roubou uma quantia não revelada. A polícia está investigando o caso e procurando o suspeito, que ainda não foi identificado.
Testemunhas relataram que o ladrão entrou na sorveteria mascarado e agiu sozinho. Não houve ferimentos, mas o dono da sorveteria está abalado com o ocorrido.
A polícia pede que qualquer pessoa com informações sobre o caso entre em contato imediatamente. Eles acreditam que informações cruciais podem ajudar a identificar e prender o suspeito.
Este é um desenvolvimento recente, e a polícia está trabalhando rapidamente para resolver o caso. O público é aconselhado a manter-se atento e informado sobre as atualizações do caso.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 152 da Revista Oeste vai além dos textos de Dagomir Marquezi. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Joice Maffezzolli, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, Silvio Navarro, Rafael Fontana, Daniela Giorno, Paula Schmitt, Roberto Motta, Cristyan Costa, Bruno Meyer, Evaristo de Miranda e Brendan O’neill.