Em uma partida apertada, o Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos, na semifinal do vôlei feminino da Olimpíada de Paris, na tarde desta quinta-feira, 8. Depois do resultado no tiebreak, os EUA foram para a disputa da medalha de ouro, enquanto as comandadas de José Roberto Guimarães vão brigar pelo bronze.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
As parciais do jogo foram de 23/25, 25/18, 15/25, 25/23 e 11/15. A decisão do ouro olímpico da modalidade será no próximo domingo, 11, às 8h (de Brasília). A disputa pelo terceiro lugar ocorre no sábado, 10, às 12h15 (de Brasília).
Ainda nesta quinta, tanto os Estados Unidos quanto o Brasil saberão seus respectivos adversários. Itália e Turquia brigam pela vaga na final, às 15h (de Brasília).
A derrota na semi da Olimpíada
A semifinal começou com os EUA abrindo 5 a 0, mas o Brasil reagiu com um bloqueio eficaz e virou o placar para 19 a 16. Apesar disso, os EUA fecharam o primeiro set em 25 a 23.
No segundo set, o Brasil dominou desde o início e venceu por 25 a 18, com destaque para Ana Cristina, que marcou 15 pontos.
Leia também: “A celebração da derrota”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 228 da Revista Oeste
Se, anteriormente, o Brasil surpreendeu pela retomada, no terceiro set, o Brasil chamou a atenção pela apatia. A seleção teve dificuldades, falhou na recepção e viu os EUA vencerem por 25 a 15.
Em modo de recuperação, as brasileiras equilibraram o quarto set e venceram por 25 a 23, forçando o set de desempate.
Leia mais: “Paris é uma festa (estranha)”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 228 da Revista Oeste
No tiebreak, apesar de bom começo, as brasileiras cometeram erros na metade da disputa e perderam por 15 a 11.
Estatísticas da partida
Em termos de estatísticas, ambas as equipes cometeram 21 erros, mas o Brasil liderou no bloqueio com 15 a 13. No ataque, os EUA somaram 67 pontos contra 61 do Brasil. As americanas também se destacaram nos aces, com cinco, enquanto o Brasil fez apenas dois. No total, os EUA marcaram 106 pontos, e o Brasil, 99.
Ana Cristina foi a maior pontuadora do Brasil, com 24 pontos, enquanto Plummer, dos EUA, foi a maior pontuadora do jogo, com 26 pontos. Agora, o Brasil se prepara para a disputa pelo bronze no sábado, enquanto os Estados Unidos buscam o bicampeonato olímpico seguido, no domingo.