O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio divulgou hoje, 28, durante reunião por videoconferência com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, a nova versão de seu código de conduta. O Playboook traz as diretrizes que devem ser seguidas antes, durante e após o evento. Sua primeira versão, de fevereiro de 2021, foi revisada e atualizada, devido ao avanço da pandemia no Japão e ao surgimento de variantes do novo coronavírus.
Entre as novas medidas, atletas e todos os envolvidos diretamente com eles deverão efetuar testes diários de covid-19, durante o período das competições. Além disso, cada participante tem de fazer dois testes antes do voo para o país. Eles também estão proibidos de usar o transporte público, para evitar contato com os moradores.
A decisão sobre a presença de torcedores locais foi adiada para junho. Por conta da evolução da covid-19 no país, o Japão entrou em novo estado de emergência. O lockdown previsto para durar até 11 de maio em Tóquio e nos distritos de Osaka, Kyoto e Hyogo impõe a apresentação das atividades esportivas sem torcida, de portas fechadas, entre outras medidas. A presença de público estrangeiro já havia sido proibida.
Leia também: “Olimpíada de Tóquio busca 500 enfermeiros para os Jogos”
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo