O “clima de comemoração” será limitado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, reconhece a organização do evento. Consumo de álcool, comemorações do tipo “bate aqui” (high-five, em inglês), pedidos de autógrafo e conversas em voz alta serão proibidos para os espectadores que terão acesso aos locais de competição da Olimpíada.
Os preparativos continuam, apesar do temor do público japonês de que receber atletas do mundo inteiro possa resultar em mais surtos de covid-19, noticiou a Agência Brasil.
Segundo reportagem da agência Reuters, enquanto a venda de álcool foi limitada dentro e ao redor de Tóquio, depois que autoridades de saúde alertaram que beber incentivaria contatos próximos e interação em bares (o que poderia ajudar na disseminação do novo coronavírus), os organizadores da Olimpíada de Tóquio estavam cogitando permitir o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de competição. O fato levou a dezenas de milhares de tuítes com a hashtag “cancelem os Jogos Olímpicos”.
A presidente do Comitê de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, reiterou, nesta quarta-feira, 23, que os organizadores querem uma Olimpíada segura e protegida.
“Já que o Comitê Organizador quer realizar os Jogos de maneira segura e protegida, é nossa responsabilidade fazê-los acontecer”, disse a repórteres. “Então, se nossos cidadãos têm receios [sobre servir álcool na Olimpíada], acho que teremos de desistir. É por isso que decidimos proibir a venda de álcool.”
Leia também: “Jogos Olímpicos: Japão suspenderá emergência em Tóquio”