Primeiro-ministro do Japão disse que os Jogos Olímpicos só acontecerão se o novo coronavírus for controlado
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse nesta quarta-feira, 29, que os Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos inicialmente para 2020 e adiados no fim de março para julho de 2021, só poderão ser realizados se a pandemia do novo coronavírus for contida.
“Dizemos que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos devem ser realizados de forma completa, para que atletas e espectadores possam participar com segurança. Seria impossível manter os Jogos em uma forma tão completa, a menos que a pandemia de coronavírus esteja contida”, disse Abe.
Abe afirmou também que a Olimpíada “deve ser realizada de uma maneira que mostre que o mundo venceu sua batalha contra a pandemia de coronavírus”.
Em duas semanas, a competição atrai cerca de 11 mil atletas para a cidade-sede, além de membros das comissões técnicas, da parte operacional das delegações e turistas, segundo informações da Folha de S.Paulo.
Um eventual cancelamento do principal evento esportivo do mundo seria difícil para o líder japonês, que conta com sua realização para impulsionar a economia e alavancar a popularidade à frente do país.