O cavaleiro austríaco Max Kühner, terceiro no ranking mundial de hipismo, foi acusado de maus-tratos contra seu cavalo pela associação People for the Ethical Treatment of Animals (Peta).
A entidade internacional alega que Kühner, que compete no hipismo, usou uma barra de metal ou aço nas pernas do animal, prática proibida na Alemanha, onde ele treina. Uma investigação foi iniciada, conforme comunicado do tribunal responsável.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Não é possível neste momento prever se e quando um julgamento ocorrerá”, informou o tribunal sobre a prática considerada ilegal no hipismo. “A alegada infração constitui uma violação da lei de proteção animal por parte da chamada barragem ativa em maio de 2023.”
A Federação Equestre Austríaca defendeu Kühner, afirmando que ele sempre teve uma “atitude impecável” em relação ao seu “parceiro de esporte”. Disse que “não há razão para supor que use ou tenha usado métodos de treino contrários à proteção dos animais”.
A entidade também garantiu que o atleta está em condições de competir em Versalhes (França), tanto nas provas de salto de obstáculos individual, quanto em equipe.
Histórico de polêmicas no hipismo olímpico
O hipismo, único esporte olímpico praticado por animais, tem um histórico de polêmicas. Recentemente, a campeã olímpica Charlotte Dujardin desistiu de competir em Paris-2024 depois da divulgação de um vídeo onde ela aparecia golpeando um cavalo com um chicote durante um treino.
Outro incidente, durante a Olimpíada de Tóquio, mostrou um cavalo sendo agredido, o que levou a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) a anunciar que a equitação não fará mais parte do pentatlo após os Jogos de Paris-2024.
O pentatlo moderno, que combinava corrida, tiro, esgrima, natação e equitação, deixará de incluir o salto equestre após mais de um século. A decisão foi tomada depois de duas integrantes da equipe alemã serem acusadas de maltratar um cavalo nos Jogos de Tóquio.
Diferente das competições equestres padrão, os competidores do pentatlo não usam seus próprios cavalos e sim animais sorteados. Em Tóquio, a pentatleta Annika Schleu foi acusada de açoitá-lo excessivamente, enquanto sua treinadora, Kim Raisner, foi vista socando o cavalo. Schleu negou as acusações, mas Raisner foi expulsa.