A variante Ômicron do coronavírus não deve ser motivo para pânico. É o que disse a cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan. Ela afirmou, contudo, que a nova cepa é muito transmissível.
“Precisamos estar preparados e cautelosos, não entrar em pânico, porque estamos em uma situação diferente de um ano atrás”, explicou Soumya em uma entrevista à Reuters nesta sexta-feira, 3.
A médica disse esperar que a nova cepa cause efeitos “mais brandos”. Entretanto, a cientista comentou que ainda “é muito cedo para tirar conclusões sobre a variante como um todo”. Em sua opinião, o mundo está mais preparado com o surgimento das vacinas contra a covid-19.
“A Delta é responsável por 99% das infecções em todo o mundo”, ponderou. “Esta variante teria que ser mais transmissível para competir e se tornar dominante em todo o mundo. É possível, mas não é possível prever.”
A origem da Ômicron
Os registros iniciais da nova variante ocorreram no sul do continente africano. Na quarta-feira, 1º, o Instituto Nacional das Doenças Transmissíveis da África do Sul relatou que a nova cepa circula no país desde o início de novembro. Até o momento, a primeira contaminação com a Ômicron foi encontrada no sequenciamento genético dos exames de um paciente infectado em 8 de novembro, na província de Gauteng.
Essa OMS está catando papel na ventania, cada hora fala uma coisa. Daqui a pouco vem o Tedros e fala o inverso.
E essa, vai ser taxada como genocida, negacionista ?
O que é menos letal. O covid19 “padrão” matou 5% da população ? Parecia que sim, mas é óbvio q não. Nunca foi motivo para pânico.
Fabyo, 5% de qual população? Só se for a população de ratos do laboratório de Wuhan…
Aqui está o segredo! Quando a análise de mortos é feita não em números absolutos mas em relação ao total da população, então fica escancarada a farsa. O número relativo de mortes ao conjunto da população será sempre DESPREZÍVEL, INSIGNIFICANTE.
Veja o caso do Brasil. 615 mil mortes em DOIS ANOS. DOIS ANOS! (repito porque o usual é fazer a contagem anual – é assim com todas as mortes – mas a contagem de mortos pela covid nunca zera, o que é uma idiotice gigante)
615 mil representa 0,29 % da população brasileira, estimada em 213.929.568 pessoas pelo IBGE
Alguém aí em sã consciência ainda acredita nessa OMS?
OMS bateu o martelo, a futura cepa francesa da covid-19 se chamará MACRON!