O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quinta-feira, 15, que as investigações sobre as origens da pandemia de covid-19 na China estão sendo prejudicadas pela falta de dados brutos sobre os primeiros dias da disseminação do vírus e pediu ao país para ser mais transparente.
Uma equipe liderada pela OMS passou quatro semanas na cidade de Wuhan, na província de Hubei, com pesquisadores chineses e disse em um relatório conjunto publicado em março que o vírus provavelmente foi transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal.
Leia mais: “Primeiro-ministro do Haiti é investigado como mandante da morte do presidente”
Essa equipe disse que “a introdução por meio de um incidente de laboratório foi considerada um caminho extremamente improvável”, mas países como os Estados Unidos e alguns cientistas não ficaram satisfeitos.
“Pedimos à China que seja transparente e aberta, e que coopere”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, registra a agência Reuters. “Devemos isso aos milhões que sofreram e aos milhões que morreram para saber o que aconteceu”, disse ele.
A China tem classificado a teoria de que o vírus pode ter escapado de um laboratório de Wuhan como “absurda” e disse repetidamente que “politizar” a questão dificulta as investigações. Ghebreyesus informará aos 194 Estados-membros da OMS sobre uma proposta de segunda fase do estudo.
Esse genocida, protetor de torturador, ditador contumaz, deveria ser julgado pelos tribunais internacionais, se tivesse agido no início teria evitado muitas e muitas mortes de inocentes. Ge-no-ci-da.
O líder comunista chinês tem de ser responsabilizado pelo genocídio cometido no mundo.
Aqui no Brasil os idiotas úteis pensam que Bolsonaro favoreceu a propagação do vírus.
Essa fala mansa da OMS é música para os ouvidos da China.
Com comunistas assassinos, o papo tem que ser diferente.
Cobra a china??? HahahahahahahahahahahahaahhahahHahahahahahahahahahahahahahahahaaaaaa
Espetáculo de cinismo do sr. Tedros. Como senescal da ditadura chinesa, ele conhece muito bem a natureza laboratorial do virus e a magnitude da farsa para encobri-la. Após quase 2 anos de inercia, nao precisamos de resposta alguma dos dirigentes chineses. Só precisamos enquadra-los em um novo tribunal de Nuremberg.
A OMS agora quer dinheiro dos USA. Simples assim.
Um pouquinho atrasado, não ?