A Organização Mundial da Saúde (OMS) criticou a política “covid zero” adotada pela China para conter a pandemia. Na terça-feira 10, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, declarou que a medida adotada no país é insustentável.
“Quando falamos da estratégia de ‘covid zero’, acreditamos que é insustentável, considerando o comportamento do vírus no momento e o que esperamos no futuro”, afirmou Adhanom. “É muito importante passar para uma estratégia diferente”.
Desde o início da emergência sanitária, a China tem adotado medidas rígidas e restrições em diversas cidades, entre elas Pequim e Xangai, com casos de covid-19 confirmados.
De acordo com o diretor de Situações de Emergência da OMS, Michael Ryan, por um tempo essa estratégia permitiu que a China registrasse um número muito pequeno de mortes em relação à sua população.
No entanto, diante do aumento do número de mortes no início deste ano, é esperado que o governo reaja, destacou Ryan. “Mas todas as suas ações, como repetimos desde o início, devem ser tomadas com respeito às pessoas e aos direitos humanos”, acrescentou.
Ryan pediu “políticas dinâmicas, adaptáveis e flexíveis”, porque a falta de adaptabilidade mostrou durante esta pandemia que pode causar “muitos danos”. Nos últimos dias, a China já havia anunciado que manterá sua estratégia, apesar da insatisfação da população.
China reage às críticas
O Ministério das Relações Exteriores da China pediu ao diretor-geral da OMS que evite fazer comentários “irresponsáveis”.
Em uma coletiva de imprensa em Pequim nesta quarta-feira, 11, o porta-voz do ministério, Zhao Lijian, defendeu as medidas do país no combate à pandemia. Ele disse que espera que a OMS possa ver as políticas chinesas contra a covid de forma objetiva.
Agora que está apertando nos calos deles (dos ditadores esquerdistas de momento), a política do fecha tudo não funciona e é criticada? Vão tentar enganar os piolhos de Marte que talvez vcs consigam 🙄
A esquerda se cala com o que acontece na china, ano eleitoral só pensam em uma coisa “O pleito’.
É O MESMO SECRETARIO ?