Nas últimas semanas, funcionários e conselheiros do governo chinês manifestaram preocupação com o impacto da política zero covid aplicada no país pelo presidente Xi Jinping. E citaram como exemplo a história de Bian Que, médico que teria vivido no século IV a.C.
Segundo a lenda, o médico avisou a um governante local que sua saúde, a do líder político, estava debilitada em razão de uma doença grave. Mas o governante insistiu que sua saúde estava bem, mesmo quando a enfermidade penetrou em sua medula óssea. Ele acabou morrendo.
Relacionadas
Xi pode ser igualmente ignorante sobre as possíveis consequências de sua política zero covid, segundo os conselheiros. Essa medida impactou 26 milhões de moradores da cidade de Xangai, que ficaram em quarentena, foram obrigados a realizar testes de covid-19 e tiveram de deixar suas casas.
As apostas de Xi são altas. Isso porque o presidente do país pretende assumir um terceiro mandato como chefe do Partido Comunista Chinês, do Estado e das Forças Armadas. “Sua imagem cuidadosamente cultivada como um líder forte e competente pode ser gravemente manchada se o governo perder o controle da covid — ou cair em uma crise econômica enquanto tenta contê-la”, diz uma reportagem publicada no jornal Financial Times.
Relacionadas
“As pessoas estão dizendo a Xi que os bloqueios são uma preocupação, mas não acho que estejam dizendo quão grave é a situação”, disse um dos conselheiros. “Ele está tão orgulhoso das conquistas da China no combate à covid-19 que parece não se preocupar com a economia.”
Na semana passada, Xi prometeu investir em setores críticos de infraestrutura, mas não informou um prazo nem a verba que será alocada.
Leia mais: “O dono do mundo”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 88 da Revista Oeste
Acredite quem quiser
A economia chinesa é uma farsa, mantida artificialmente com o câmbio desvalorizado em relação ao dólar, e assim como a URSS, irá ruir por falta de sustentação.
As politicas do ditador Xi Ping são um último ato de desespero, frente ao colapso do comércio chinês.
Devemos nos preparar para o pior, pois haverá um efeito dominó nas bolsas mundiais em 2023, com a quebra generalizada de empresas que mantém sua produção na China.
Um amontoado de mentiras, do começo ao fim…. depois de 2 anos de pandemia, justo agora que o mundo foi imunizado pela sepa omicron, armaram o teatro para inflacionar o mundo!
Cerca de 4000 navios esperam carga no litoral chinês!!! A revista não faz um mísero comentário, uma analise mais aprofundada, mesmo que hipotética! Que fraqueza, nossinhora!! Se quiser a verdade, busque outras fontes! Na mídia, só papagaio repetindo narrativas plantadas!
Concordo com você é mais uma amação. Da mesma maneira que falavam que havia milhares de mortos nas ruas do Brasil. Hospitais lotados apenas por corona, qdo na verdade os hospital envaziaram. É mais um circo bem armado como foi am´plamente anunciado pela “mirdia” sobre o posicionamento da hina em relação aos acontecimentos. O difícil é fazer a maior parte acreditar nisso e deixar de ser fantoche. Aliás a revista Oeste tem mostrado um viés nada conservador em suas ultimas materias. Não sei se trata-se de medo de ser censurada ou se vendeu tb suas paginas.