Política zero covid de Xi Jinping ameaça a economia da China

As medidas restritivas impostas pelo presidente do país paralisaram parte das cadeias de produção
-Publicidade-
Xi Jinping, o presidente da China
Xi Jinping, o presidente da China | Foto: Reprodução/Flickr

Nas últimas semanas, funcionários e conselheiros do governo chinês manifestaram preocupação com o impacto da política zero covid aplicada no país pelo presidente Xi Jinping. E citaram como exemplo a história de Bian Que, médico que teria vivido no século IV a.C.

Segundo a lenda, o médico avisou a um governante local que sua saúde, a do líder político, estava debilitada em razão de uma doença grave. Mas o governante insistiu que sua saúde estava bem, mesmo quando a enfermidade penetrou em sua medula óssea. Ele acabou morrendo.

-Publicidade-

Xi pode ser igualmente ignorante sobre as possíveis consequências de sua política zero covid, segundo os conselheiros. Essa medida impactou 26 milhões de moradores da cidade de Xangai, que ficaram em quarentena, foram obrigados a realizar testes de covid-19 e tiveram de deixar suas casas.

As apostas de Xi são altas. Isso porque o presidente do país pretende assumir um terceiro mandato como chefe do Partido Comunista Chinês, do Estado e das Forças Armadas. “Sua imagem cuidadosamente cultivada como um líder forte e competente pode ser gravemente manchada se o governo perder o controle da covid — ou cair em uma crise econômica enquanto tenta contê-la”, diz uma reportagem publicada no jornal Financial Times.

“As pessoas estão dizendo a Xi que os bloqueios são uma preocupação, mas não acho que estejam dizendo quão grave é a situação”, disse um dos conselheiros. “Ele está tão orgulhoso das conquistas da China no combate à covid-19 que parece não se preocupar com a economia.”

Na semana passada, Xi prometeu investir em setores críticos de infraestrutura, mas não informou um prazo nem a verba que será alocada.

Leia mais: “O dono do mundo”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 88 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.