A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que seja feita uma investigação aprofundada sobre a hipótese de a origem da covid-19 estar relacionada a um acidente de laboratório. O relatório de um grupo de especialistas do órgão divulgado na quinta-feira 9 afirma que ainda faltam “dados-chave” para apurar as origens da pandemia.
Relacionadas
Os cientistas disseram que “permanecerão abertos a toda e qualquer evidência científica que se torne disponível no futuro, para permitir testes abrangentes de todas as hipóteses razoáveis”. Eles observaram que, como os acidentes de laboratório no passado provocaram alguns surtos, a teoria, que foi altamente politizada, não pode ser descartada para o coronavírus.
Jean-Claude Manuguerra, virologista e membro do grupo da OMS que investiga a origem da covid-19, reconheceu que alguns cientistas “podem ser avessos” à ideia de investigar a teoria da origem da covid-19 em laboratório. Ele defende ser necessário manter a “mente aberta” para examinar essa hipótese.
Jamie Metzl, que integra um grupo consultivo da OMS não relacionado com as investigações, sugeriu que os países do G7 criassem uma equipe própria para pesquisar as origens do vírus. O grupo é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
“O governo chinês se recusa ainda a partilhar dados brutos essenciais e não permite uma auditoria completa e necessária dos laboratórios de Wuhan”, comentou. Matzel argumenta que a organização não tem autoridade política, experiência nem independência para realizar uma avaliação tão crítica.
A China não deixará ocorrer a investigação! Isso já torna o caso suspeito! Aliás, suspeitas não faltam!