Ondas de até 12 metros de altura estão causando estragos pelo terceiro dia consecutivo no litoral da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos. O fenômeno climático causou danos em várias comunidades costeiras, além de arrastar carros e obrigar as autoridades a fecharem praias.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
De acordo com a emissora CNN, os perigos vão diminuir neste fim de semana. No entanto, a região vai continuar sendo atingida por ondas extremas, que podem chegar a 7,5 metros de altura. Na Baía da Califórnia, as ondas podem chegar ao pico de 12 metros.
As autoridades locais estão pedindo para que os surfistas fiquem longe da água. “Praias, cais e portos vulneráveis não devem ser considerados seguros”, afirmou o Serviço Meteorológico Nacional de Los Angeles (NWS).
Em Ventura, cidade da Califórnia próxima a Los Angeles, todas as praias estão fechadas por causa das ondas de 4 e 6,5 metros de altura que vão atingir a costa na noite deste sábado, 30. Os socorristas da cidade resgataram cerca de dez pessoas nesta sexta-feira, 29.
Leia também: “Vídeos: ondas ‘gigantescas’ invadem ruas na Califórnia; 8 pessoas ficam feridas”
Além das altas ondas, há previsão de chuva para a Califórnia
Ainda de acordo com a CNN, uma das tempestades que alimentam as ondas vai levar chuva e vento para o Estado da Califórnia. O fenômeno vai se deslocar para o interior e o sul da região norte-americana.
Leia também: “Temporal provoca mortes e deixa rastros de destruição na Argentina e no Uruguai”