O fenômeno climático La Niña, responsável em particular pelo agravamento da seca no Hemisfério Norte, deve durar pelo menos até o fim do ano, afirmou nesta quarta-feira, 31, a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), uma agência das Nações Unidas (ONU).
Normalmente, os fenômenos La Niña e El Niño, que se configuram pelo resfriamento e pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, respectivamente, se revezam a cada um ou dois anos. De maneira menos usual, duram três anos.
É o caso do La Niña, que começou aproximadamente em setembro de 2020 e deve durar pelo menos até dezembro, segundo a OMM. Neste século, é a primeira vez que o fenômeno dura tanto. Mas, no século passado, foi registrado duas vezes.
“Um episódio de La Niña que se estende por três anos consecutivos é realmente excepcional”, disse o secretário-geral da OMM, Finn Petteri Taalas, no novo boletim Info Niño/Niña.
De acordo com o boletim, o atual episódio de La Niña, que começou em setembro de 2020, deve continuar pelos próximos seis meses: a probabilidade dessa previsão sobe para 70% para os meses de setembro a novembro, depois reduz gradualmente para 55% para o período de dezembro a fevereiro de 2023.
O fenômeno La Niña — o equivalente frio do El Niño — provoca um resfriamento de parte das águas superficiais do Pacífico, influenciando o ciclo das chuvas e o clima de todo o mundo.
Segundo a OMM, o episódio atual foi intensificado pelo fortalecimento dos ventos alísios entre meados de julho e meados de agosto de 2022, alterando os padrões de temperatura e precipitação e agravando secas e inundações em diferentes partes do mundo. “A intensificação da seca no Corno da África e no sul da América do Sul traz a marca do La Niña, assim como as chuvas acima da média no sudeste asiático e na Australásia”, afirmou Taalas, referindo-se à região composta de Austrália, Nova Zelândia e Nova Guiné.
No boletim, ele acrescentou que “a devastadora seca que atualmente afeta o Corno da África” — nordeste do continente, que inclui a Somália, a Etiópia, a Eritreia e o Djibouti — se agravará e afetará milhões de pessoas.
Há quem tema os efeitos mundiais de La Onu.
Porque é que acontecem os efeitos la niña e el niño ? Como acontece o aquecimento ou não das águas do Pacífico?