Saurabh Sethi, médico especialista em Gastroenterologia, com formação pela Universidade de Harvard e pela Universidade de Stanford, mostrou que existem alimentos que devem ser evitados, porque envelhecem a pele.
O envelhecimento da pele é natural e parte do ciclo da vida humana. Já era conhecido que a exposição ao sol sem proteção solar e a baixa ingestão de água contribuem com o envelhecimento. Mas a alimentação também é um fator fundamental.
Confira os cinco alimentos que mais envelhecem a pele, segundo o médico Sethi
Saurabh Sethi costuma dar dicas em suas redes sociais sobre nutrição e cuidados com o fígado e intestino. Ele tem 213 mil seguidores no Instagram, 267 mil no TikTok, 2,7 mil no YouTube e 549 mil no Facebook.
A seguir, confira os alimentos que ele indica como provocadores do envelhecimento da pele.
1. Refrigerantes
Os refrigerantes são conhecidos por sua abundância em açúcar, e pelo uso de adoçantes artificiais. O excesso de açúcar no corpo humano causa glicação, processo responsável por danificar o colágeno e a elastina da pele. A consequência é a formação de rugas precocemente, conforme Sethi explicou no TikTok.
A elastina e o colágeno dão firmeza, elasticidade e jovialidade à pele. Por diminuir a eficiência dessas proteínas na pele, o refrigerante se torna uma bebida pró-envelhecimento.
2. Barras de chocolate
As barras de chocolate contém cacau altamente processado, que perde a maioria dos componentes benéficos para a saúde, como os antioxidantes naturais. Além disso, eles possuem gordura hidrogenada, farinha de baixa qualidade (quando possui biscoito no meio) e açúcares. A combinação desses ingredientes acelera o envelhecimento da pele.
3. Macarrão instantâneo
O macarrão instantâneo, também conhecido como miojo, é formado por níveis elevados de sódio e diversos aditivos artificiais. As consequências do consumo desse alimento incluem desidratação e inchaço, que dão aspecto de aparência cansada e envelhecida à pele.
4. Batatas fritas industrializadas
Da mesma forma que os refrigerantes, as batatas fritas industrializadas possuem produtos associados à glicação. Isso facilita o aparecimento de vincos, dobras e sulcos na pele.
Esses alimentos provocam a inflamação e o surgimento de radicais livres, que aceleram o envelhecimento da pele. Ainda segundo o médico de Harvard, alimentos fritos, no geral, possuem grande quantidade de gorduras trans e óleos não saudáveis.
5. Carnes processadas
As carnes processadas possuem componentes perigosos para a pele, aditivos associados à inflamação, que danificam o colágeno e acentuam rugas e marcas de expressão. Até a Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselha a ingestão desse tipo de alimento.
Seguindo as recomendações medicas, só devemos ingerir agua, e confiar plenamente nas distribuidoras da mesma, porque em certas regiões elas provocam infecção intestinal, diarreia e outros. enfim!, está cada vez mais difícil ter qualidade de vida.
Bullshit!
Pensamento mágico de médico do Tiktok ou outra bobeira dessas… 0% de comprovação científica.
Revista Oeste tem horas que desanima a gente…