No sul da Espanha, arqueólogos descobriram o osso de um elefante de batalha que teria participado de combates há cerca de 2 mil anos.
A equipe encontrou o osso do carpo (punho, ou primeira parte da mão) durante escavações na cidade de Córdoba, na Colina Los Quemados.
Em entrevista ao jornal espanhol El País, os arqueólogos disseram que o achado data entre o fim do século 4 a.C. e o século 1 a.C.
Os especialistas ainda não fizeram a datação por radiocarbono, para terem uma estimativa mais precisa de quando o elefante morreu.
Leia também: “‘Flor-cadáver’ corre risco de extinção; entenda”
Os investigadores realizaram a descoberta em 2019, mas eles só a divulgaram na semana passada, conforme o site norte-americano Newsweek, para que mais informações pudessem ser recolhidas.
Sobre a batalha de que o elefante teria participado
Os cientistas revelam que a área onde eles encontraram o osso teria sido palco de uma “grande batalha” que envolveu elefantes de guerra.
Além do osso, os arqueólogos encontraram quase 20 projéteis para serem disparados por catapultas, bem como outras armas.
Fernando Quesada, especialista em armas pré-romanas, disse ao El País que ainda não está claro se os projéteis estão associados ao osso.
A equipe relata que ainda é “cedo” para dizer em qual conflito antigo o elefante estaria envolvido, embora existam várias possibilidades.
Leia também: “Cientistas avançam em pesquisa que pode recriar espécies extintas”
O animal provavelmente morreu durante as Guerras Púnicas ou em conflitos posteriores. Os especialistas não sabem se o elefante morreu em batalha ou por outro motivo.
Acredita-se também que o osso pertence a um elefante usado na batalha durante a segunda guerra civil da República Romana (49 a.C. – 45 a.C.) nas forças comandadas por Júlio César.
O que foram as Guerras Púnicas
As Guerras Púnicas foram uma série de três conflitos travados entre a República Romana e o Império de Cartago.
O império cartaginês era uma potência significativa na região do Mediterrâneo, que se tornou um grande rival de Roma, entre 264 a.C. e 146 a.C.
Durante a Segunda Guerra Púnica, os romanos conquistaram os territórios cartagineses no sul e no leste da Península Ibérica (extensão de terra no sudoeste da Europa que, atualmente, está dividida entre Espanha, Portugal, Andorra e parte do sul da França).
Eu também.
Sempre relembramos do que estudamos quando adolecentes, com uma compreensão muito maior.
Gostei do vídeo.