Cientistas britânicos descobriram que ouvir o canto dos pássaros por alguns minutos todos os dias pode ser a chave para a felicidade. O estudo promovido pela King’s College London, uma universidade pública do ramo de pesquisa, localizada em Londres, no Reino Unido, chegou à conclusão que apreciar o coro das aves desperta ânimo e pode até mesmo, em alguns casos, aliviar a depressão.
Para realização da pesquisa, a equipe entrevistou 1.292 voluntários que responderam se podiam ver ou ouvir felicidade pelo menos três vezes ao dia. Eles informaram que a avifauna, (o conjunto de aves de uma região) tem um papel importante para ajudar pessoas com problemas de saúde mental. Além disso, os entrevistados destacaram a importância dos pássaros para manter a biodiversidade.
“Nosso estudo fornece uma base de evidências para criar e apoiar espaços biodiversos que abrigam avifauna, uma vez que esta está fortemente ligada à nossa saúde mental”, explica a professora Andrea Mechelli, principal autora do estudo e psiquiatra do King’s College London.
O estudo, publicado na revista científica Scientific Reports, defende que as ligações entre pássaros e melhorias no bem-estar dos seres humanos estão relacionadas ao próprio canto desses animais, que traz alegria e ajuda a reduzir o estresse e a tristeza. Apesar de promissor, o cientista Ryan Hammoud, um dos autores da pesquisa, disse há pouca investigação acadêmica sobre o impacto das aves na saúde mental e no meio ambiente.
Preservação da natureza e saúde mental
“Há uma crescente evidências sobre os benefícios para a saúde mental de estar perto da natureza e nós intuitivamente pensamos que a presença de pássaros e pássaros ajudaria a levantar o nosso humor”, afirma Hammoud. “Esperamos que esta evidência possa demonstrar a importância de proteger e proporcionar ambientes para preservar as aves, não apenas para a biodiversidade, mas para nossa saúde mental.”
Segundo o jornal britânico The Washington Post, o canto dos pássaros no Reino Unido atinge o pico na primavera, época com duração entre março e maio. A estação é marcada pelo acasalamento desse grupo de animais, sendo o canto uma forma de atrair futuros parceiros.
Aja saco pra esses “cientistas”.