O paleontólogo Paulo Macedo, da empresa Geopac Consultoria Ambiental, anunciou a descoberta de fósseis de ovos com 80 milhões anos, possivelmente de dinossauros. A descoberta ocorreu em outubro de 2022, no Monte Alegre de Minas, a 601 quilômetros de Belo Horizonte, durante obras em uma rodovia. O achado, contudo, voltou a circular nas redes sociais, depois de um vídeo viralizar.
Em entrevista ao jornal O Estado de Minas, Macedo disse o ninho raro e bem preservado estava sob rochas sedimentares, chamadas de arenitos.
A Ecovias do Cerrado, responsável pela contratação da Geopac, levou o fóssil ao Laboratório de Paleontologia da Universidade Estadual de Minas Gerais, campus Ituiutaba, que manterá a guarda e estudos científicos para publicação.
Características dos ovos de 80 milhões de anos
Os ovos são mais alongados que os de galinha. Eles medem entre 5,5 e 6 centímetros de comprimento, e a casca tem menos de 1 milímetro de espessura. Macedo comparou os ovos com outros semelhantes encontrados em outros países, como a Argentina. Assim, constatou que os dinossauros que botaram os ovos pertencem ao grupo dos titanossauros.
Leia também: “A nova mentira dos ecoterroristas“, artigo de Ricardo Felício publicado na Edição 165 da Revista Oeste
Como tem 80 milhões de anos?
A datação por carbono 14 é uma maneira de determinar a idade de certos artefatos arqueológicos de origem biológica com até 50 mil anos no máximo. Ela é usada para datar objetos como ossos, tecidos, madeira e fibras de plantas usados em atividades humanas no passado relativamente recente.
Tudo o que se sabia sobre Dinossauros está para ser extinto.
SERÁ QUE DA PRA FAZER UM OMELETE????