O oxigênio do submarino que sumiu na segunda-feira 19, enquanto se arriscava numa expedição aos destroços do Titanic, deve chegar ao fim na manhã de quinta-feira 22.
A estimativa é da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Cinco pessoas estão a bordo da embarcação, que desapareceu no Atlântico.
“Sabemos que restam cerca de 40 horas de ar respirável, com base no relatório inicial”, disse o capitão Jamie Frederick, do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 20.
Submarino, que deve ficar sem oxigênio na quarta-feira, tem problemas de estrutura
Um repórter que já viajou no submarino que desapareceu enquanto buscava os destroços do Titanic disse que a estrutura da embarcação era amadora.
“Tudo parecia amador” no submarino, disse o jornalista David Pogue, da rede de televisão norte-americana CBS News. Ele afirmou que a embarcação apresentava falhas de comunicação havia meses e que ficou duas horas e 30 minutos perdida no fundo do Oceano Atlântico, em novembro de 2022.
Ainda segundo Pogue, o submarino da empresa OceanGate, conhecido como Titan, queria encontrar destroços do Titanic. Mas não possui GPS. O veículo é guiado por mensagens de texto enviadas de um barco na superfície, disse Pogue.
Como era a embarcação?
O submarino que desapareceu no Oceano Atlântico pesa 10,4 mil quilos. A informação é da fabricante da embarcação, a OceanGate.
A empresa norte-americana informou que um submarino Titan, similar ao veículo que partiu de Newfoundland, no Canadá, tem capacidade máxima para cinco pessoas.
Leia também: “Titanic: submarino que sumiu é dirigido por controle de videogame”
A fabricante ainda destacou outras especificações do submersível tipo Titã. Entre as características estão:
- operar até 4 mil metros de profundidade;
- material à base de fibra de carbono e titânio;
- dimensões de 670 centímetros x 280 centímetros x 250 centímetros;
- carga útil de 685 quilos; e
- velocidade máxima de 3 nós (o equivalente a 5,5 quilômetros por hora).
Além disso, a OceanGate informou que o “suporte de vida” do submarino é de 96 horas quando há cinco tripulantes. Dessa forma, a tripulação teria esse tempo de oxigênio. Até o fim da tarde desta terça-feira, cerca de 35 horas se passaram desde a confirmação do sumiço.
Leia mais: “Divulgadas últimas fotos de tripulação de submarino que sumiu antes de expedição ao Titanic”
“Titan é um submersível tripulado da classe Cyclops, projetado para levar cinco pessoas a profundidades de 4 mil metros (13.123 pés)”, diz a fabricante.
A empresa leva os turistas para um “levantamento e inspeção do local, pesquisa e coleta de dados, produção de filmes e mídia e testes em alto-mar de hardware e software”.