O papa Francisco disse, nesta quarta-feira, 23, que os ucranianos sofrem com o “martírio da agressão” desde o início da guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia em 24 de fevereiro deste ano.
Durante audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice comparou o conflito ao “terrível genocídio” da década de 1930, quando o ditador da União Soviética (URSS) Josef Stalin provocou fome na Ucrânia.
“Este sábado marca o aniversário do terrível genocídio do Holodomor, o extermínio de ucranianos pela fome que foi causado artificialmente por Stalin”, disse o papa. “Rezemos pelas vítimas deste genocídio e rezemos por tantas crianças, mulheres e idosos que hoje sofrem o martírio da agressão.”
Traduzido para o português brasileiro, o termo “holodomor” significa “morte por inanição”. A palavra foi utilizada entre os anos de 1931 e 1933, durante o processo de coletivização forçada dos campos agrícolas da Ucrânia, na época sob domínio da URSS.
Papa defende armar a Ucrânia
Em setembro, o papa defendeu a ideia de que armar a Ucrânia pode ser aceitável caso “as condições de moralidade sejam cumpridas”. Francisco considerou, no entanto, que é necessário “dialogar com todos”, em referência à Rússia.
O pontífice atentou para a questão da “moralidade” quando foi questionado, no regresso de uma visita de três dias ao Cazaquistão, sobre a necessidade de fornecer armas a Kiev. “É uma decisão política, que pode ser moral, moralmente aceita, se as condições de moralidade forem atendidas”, observou.
Francisco alertou para o fato de que a decisão pode “ser imoral, se for feita com a intenção de causar mais guerras ou vender mais armas”. Ele acrescentou que “a motivação é o que qualifica em grande parte a moralidade desse ato”.
Segundo o líder da Igreja Católica, “defender-se não é apenas lícito, mas é também uma expressão de amor à pátria. Quem não se defende não ama, mas quem defende ama”, concluiu.
Posso estar enganada, mas eh um COMUNISTA horroroso esse padre. A igreja católica aqui no Brasil está se afundando em meio ao socialismo que tomou conta dela.
Tenho pena dos católicos praticantes representados por um homem minúsculo, com nível de inteligência incompativel com a posição que ocupa , adorador das doutrinas vermelhas. Faria um grande bem ao mundo se renunciasse.
Nunca se pronunciou sobre o crescimento desenfreado do comunismo, disfarçadamente chamado de socialismo, na America Latina. Se diz cristão e nunca defendeu o seu continente de origem.
É um homem pequeno na estatura e moralmente minúsculo…
Legítima defesa é legal!
Vá pra PQP senhor
Depois que a Rússia quase destruiu a Ucrânia há Rússia meses e milhares de inocentes vítimas o papa se digna a se pronunciar? Quanta covardia.
Esse imbecil, com essa conversa fiada dele, só aumenta a rixa entre russos e ucranianos que vem desde a idade média. Vá comer sua picanha e pare de encher o saco dos outros, imbecil.
Cá entre nós, que Papa de merda!
QUANDO É QUE ESSE PAPA “TORTO” IRÁ RENUNCIAR?
DESDE QUE ASSUMIU, ELE AFUNDOU A IGREJA CATÓLICA, JOGOU O OCIDENTE CRISTÃO PARA O RUMO DO INFERNO E ABRIU BRECHAS PARA MAIS PERSEGUIÇÕES CONTRA CRISTÃOS.
O OUTRO LEVOU DOIS TIROS, VOLTOU E AJUDOU A DERRUBAR O DEMÔNIO SOVIÉTICO.