O Vaticano informou nesta segunda-feira, 17, que o papa Francisco enfrenta uma infecção polimicrobiana e que está em “situação clínica complexa”. Com isso, o tratamento do pontífice precisou ser alterado.
Ainda segundo o Vaticano, Francisco vai permanecer no hospital pelo tempo que for necessário.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje [esta segunda-feira, 17] demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia”, diz o boletim. “Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo, que exigirá internação hospitalar adequada.”
No domingo 16, o Vaticano informou que o estado de saúde do pontífice permanecia estável.
“O papa Francisco descansou bem durante a noite”, informou o diretor de imprensa do Vaticano, Matto Bruni. “Seu quadro clínico é estável, e o processo diagnóstico e terapêutico prescrito pela equipe médica continua. Nesta manhã, ele recebeu a Eucaristia e acompanhou a Santa Missa pela televisão. À tarde, ele alternou entre leitura e descanso.”
O papa Francisco foi internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira, 14, devido a um quadro de bronquite.
A equipe médica do papa ordenou “repouso completo” para ajudar na recuperação. Por isso, a Audiência Jubilar Especial para Artistas e o Mundo da Cultura, marcada para o último sábado, 15, foi cancelada.
Papa foi diagnosticado com bronquite
No começo deste mês, Francisco disse a fiéis durante uma audiência semanal que estava com um “forte resfriado”, posteriormente diagnosticado como bronquite, segundo informou o Vaticano. Devido à doença, ele chegou a realizar audiências em sua residência.
Leia também: “Papa Francisco é internado em Roma”
Na primeira vez que teve de solicitar para o assessor ler seu discurso, Francisco pediu desculpa, mas não perdeu o bom humor. “Ele [assessor] lerá o discurso melhor do que eu”, brincou, durante celebração na última quarta-feira, 5.
“E agora peço um pouco de desculpa e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse o papa em outra ocasião.
O papa não deveria receber a Esbanja. Não me parece adequado e nem cristão.
Nenhuma falta fará. A Igreja que ele dirige não é a verdadeira de CRISTO. Disse que Dilma foi destituída injustamente. Só faltou chamá-la de santa. Desde que foi indicado papa, deixei de frequentar a Igreja.
“Pedro, tu és pedra e sobre essa pedra edificarei a MINHA IGREJA. As portas do inferno não prevalecerão contra ela”. A SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA é a VERDADEIRA Igreja de Cristo. Ponto final. Não importa que haja um Papa que cometa erros. Nâo há dúvida que a Igreja Católica se purificará e triunfará sobre os erros do mundo e sobre seus inimigos!