O papa Francisco foi até o hospital Gemelli, em Roma, Itália, para fazer uma série de exames nesta quarta-feira, 28. O chefe da Igreja Católica sofre de uma leve gripe e teve que cancelar alguns compromissos por causa da doença.
Segundo informações do portal Vatican News, o papa participou de uma audiência semanal nesta quarta-feira e comunicou os fiéis de que ainda estava “resfriado”. Ele pediu a seu assessor, Dom Filippo Ciampanelli, que fizesse a leitura do texto religioso.
Leia também: “Papa Francisco clama por libertação de 6 freiras sequestradas no Haiti”
O papa falou rapidamente no fim da audiência, com a voz rouca e tossindo um pouco, para cumprimentar alguns fiéis e fazer apelos à paz, como é habitual.
Francisco fez o check-up médico pouco tempo depois da audiência e já retornou ao Vaticano. Outras informações sobre o quadro de saúde do pontífice não foram divulgadas. O papa deve se reunir com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, no próximo sábado, 2.
Papa Francisco tem histórico de problemas de saúde
Quando jovem, na Argentina, sua terra natal, Jorge Mario Bergoglio — que viria a se tornar o papa Francisco — teve parte de um pulmão removida. A extração ocorreu depois de ele enfrentar uma doença respiratória grave.
Em dezembro, o pontífice foi forçado a cancelar uma viagem planejada à Conferência das Nações Unidas para o Clima, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), devido aos efeitos de uma gripe e uma inflamação pulmonar. Já em janeiro, ele não conseguiu terminar um discurso devido a uma “bronquite”.
Leia também: “Papa Francisco revela: ‘já preparei meu túmulo'”
No fim do mês passado, ele disse que estava melhor, apesar de “algumas dores”. O papa também tem dificuldade para andar e usa regularmente uma cadeira de rodas ou uma bengala.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Triste