O papa Francisco reconheceu, nesta quinta-feira, 23, um segundo milagre atribuído a Carlo Acutis. O adolescente italiano faleceu por causa de uma leucemia, em 2006, aos 15 anos.
Durante a vida, Carlo utilizou seus conhecimentos de informática para promover a fé católica. O ato o coloca no caminho para se tornar o primeiro santo da geração millennial.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Conhecido como “o influenciador de Deus”, Carlo nasceu em Londres e cresceu em Milão, onde se dedicou ao desenvolvimento do site de sua paróquia e, posteriormente, de uma academia no Vaticano. Ele foi beatificado em 2020, depois do reconhecimento de um primeiro milagre.
Reconhecimento do milagre pelo papa Francisco
O papa Francisco decidiu atribuir o segundo milagre a Carlo Acutis durante uma reunião com o cardeal Marcello Semeraro, chefe do Departamento de Santos do Vaticano. O anúncio foi feito em um comunicado divulgado hoje.
A confirmação do segundo milagre permite que o jovem seja considerado para canonização, embora ainda não haja data prevista para o processo.
Milagres e intercessão
Quando criança, Carlo tornou-se devoto da Virgem Maria. Além da igreja, o jovem gostava de computadores e criou um site para catalogar cada milagre já relatado e para evangelizar. As posturas do jovem lhe renderam o título de “padroeiro da internet”.
Ele morreu de leucemia, aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A beatificação de Carlo aconteceu depois de o Vaticano considerar como milagre a cura de uma criança no Brasil, em 2010.
O ato ocorreu em Mato Grosso do Sul. Na ocasião, um menino de 7 anos com problemas graves no pâncreas foi curado depois de o avô tocar as roupas de Carlo, expostas em uma paróquia em Campo Grande, e pedir pela cura do neto.
Carlo Acutis teve um papel significativo na evangelização digital, o que levou à sua nomeação como patrono da Jornada Mundial da Juventude do ano passado, em Lisboa, pelos organizadores do evento.