Construída em 1762, a Fontana di Trevi é um local procurado por turistas que visitam Roma, capital da Itália. Por centenas de anos, as pessoas se reúnem ao redor da fonte para jogar uma moeda e fazer um desejo, seguindo um ritual lendário.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A lenda diz que, se jogar uma moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo, a pessoa vai voltar à Roma. Placas ao redor da fonte explicam que o dinheiro será destinado à caridade.
Depois de vários dias submersas nas águas, as moedas são retiradas e levadas para uma organização católica, a Caritas. Os religiosos utilizam baldes para reunir as moedas, que, posteriormente, servem para financiar um banco de alimentos, uma cozinha comunitária e projetos de assistência social. Em 2022, a Caritas arrecadou € 1,4 milhão (cerca de R$ 7,6 milhões).
Leia também: “Encontrada estátua de Hércules em Roma”
Roma é uma das cidades mais visitadas do mundo. Estima-se que passem por lá cerca de 21 milhões de turistas, no verão italiano.
A extração das moedas envolve trabalhadores da empresa de Serviços Públicos Regional (Acea). Para tirar as moedas, eles usam vassouras longas e mangueiras de sucção.
Leia mais: “Padre brasileiro exibe obras de arte no Vaticano”
Fontana di Trevi já foi cenário de filme
A Fontana di Trevi foi cenário do filme italiano La Dolce Vita, de Federico Fellini. A personagem de Anita Ekberg entra na fonte depois da meia-noite e chama Marcello Mastroianni para se juntar a ela.
No entanto, essa atuação só se resume ao cinema. Nos dias de hoje é proibido entrar nas águas da fonte. Se o fizerem, os turistas deverão pagar multa.
Leia também: “Turista tira selfie em estátua histórica na Itália e causa prejuízo”
Não tinha que ter outro destino a não ser a conservação do próprio monumento. Colocar todo esse dinheiro na mão de padre é o mesmo que jogar tudo fora. Tudo errado. Melhor seria então quer me cedessem essa grana, seria melhor aplicada
USP sempre na vanguarda do “espanto científico”.
Os leigos NÃO sabem, mas especialistas da USP contratados pela Globo..fizeram avaliações científicas sobre os impactos que essas moedas causam na fonte secular..uma magnífica obra de arte corre o risco de se perder…devido ao enorme desgates e impactos micro fissuras…que essas singelas moedas causam.
Pode passar desapercebido pelo publico leigo, que não veem nada de mal jogar uma moedinha…mas o fato é…isso destrói monumentos artificiais milenares mundo à fora.
complementa essa omportante noticia o UOL Folha de SP em editorial..
Varias testemunhas, em partivilar um renomado pedwuisardor da universidade de Napoles… terem visto o Bolsonaro fazer uso do cartão cotporativo da presidência da republica… comprar moedas para jogar na fonte..é o que afirma um interlocutor dentro do governo e vários turustas