Parlamentares do Reino Unido planejam barrar a entrada da empresa JBS na Bolsa de Valores de Nova York. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, a JBS é a maior fornecedora de carnes do mundo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Os parlamentares querem pressionar a Agência de Regulamentação e Controle dos Mercados Financeiros dos EUA (SEC, na sigla em inglês) para impedir a entrada da empresa. Eles argumentam que a abertura de capital da JBS “ameaçaria esforços para reverter as mudanças climáticas”.
Em nota, a empresa diz que cumpre requisitos sociais e ambientais e que “se dedica a dialogar com quem realmente busca discussões construtivas e ações reais focadas no desenvolvimento de sistemas alimentares mais sustentáveis”.
Carta dos parlamentares britânicos sobre a JBS
Segundo a Bloomberg, 12 parlamentares britânicos devem entregar uma carta nesta quarta-feira, 10, ao presidente da SEC, Gary Gensler. Eles dizem que a JBS tem um “histórico bem documentado de envolvimento em desmatamento, violação de direitos humanos e apropriação de terras de comunidades indígenas”.
Leia também: “Coreia do Sul proíbe consumo de carne de cachorro”
Os parlamentares dizem que as práticas da empresa representam uma “ameaça significativa” para a regulação do clima e para a conservação da biodiversidade. O documento diz que a JBS não cumpriu o compromisso de não comprar gado de áreas desmatadas.
A JBS tem buscado uma listagem em uma bolsa norte-americana há mais de dez anos. Em 2022, as operações da empresa brasileira nos EUA geraram quase metade da receita da JBS.
Segundo o Poder360, executivos da JBS relatam que a entrada no setor norte-americano tem o potencial de triplicar o valor de mercado da empresa, que pode chegar a US$ 30 bilhões (quase R$ 150 bi).
Leia também: “Haddad neoliberal?”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na edição 198 da Revista Oeste
Sugiro o que enviem a folha corrida dos processos deste Grupo no Brasil.
Depois do que fizeram, podem esperar mais alguns aninhos.
Quando se fala em JBS, dá um arrepio na espinha.
nÃO GOSTO DA jbs POR TUDO O QUE ELA REPRESENTE MAS AÍ NÃO TEM SANTO NÃO!!! É PURO PROTECIONISMO DE MERCADO
Concordo totalmente!
Puxa que coisa!!! Que tal enviarmos ao Reino Unido a capivara da JBS. Eles ficariam aterrorizados com tanta presteza em salvar o meio ambiente e “outras cositas mas”
Ninguem consegue mentir por muito tempo.
Não importa o motivo, a notícia é música para meus ouvidos!!