A Knesset, o Parlamento unicameral de Israel, aprovou nesta quarta-feira, 3, a moção do líder da oposição, Yair Lapid, que pede a adoção do plano de 20 pontos apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A proposta segue agora para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa, onde passará por análise detalhada.
Esse é o primeiro passo formal no Parlamento em um processo que pode redefinir a estratégia de Israel no pós-guerra.
Receba nossas atualizações
Durante a sessão plenária, Lapid declarou que o plano representa um “colossal effort” de um presidente norte-americano “profundamente comprometido” a apoiar Israel em um dos períodos mais difíceis de sua história.
Plano de Trump já produz efeitos, afirma Lapid
Lapid declarou que a iniciativa, promovida “com total determinação”, já trouxe resultados. Entre eles, citou a libertação de alguns reféns, a suspensão de combates e a possibilidade de os israelenses retomarem gradualmente a vida normal.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Lapid também criticou o governo por não ter realizado nenhum debate nem votação oficial sobre o plano até agora. “Não houve aprovação formal do plano de 20 pontos do presidente Trump, nem no gabinete, nem no governo, nem na Comissão de Relações Exteriores e Defesa, nem na Knesset”, disse.
A decisão da Knesset marca o primeiro endosso institucional de Israel à proposta norte-americana, que continua a gerar intenso debate no espectro político.
Cessar-fogo: Israel anuncia reabertura da Passagem de Rafah
‘A Síria ainda não é um país real’, diz especialista em Oriente Médio
Trump convida Netanyahu para nova visita à Casa Branca
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.