O Parlamento das Filipinas rejeitou renovar a licença da ABS-CBN, a maior televisão do país; empresa é crítica a Rodrigo Duterte
A maior rede de televisão das Filipinas, a ABS-CBN, teve rejeitada uma renovação da sua licença após ter sido forçada a sair do ar no mês de maio.
Nesta sexta-feira, um comitê do Parlamento das Filipinas rejeitou uma renovação de 25 anos da licença de transmissão da ABS-CBN. A informação é da rede de televisão britânica BBC.
Críticos do governo afirmam que essa decisão foi uma represália à posição crítica que o canal tem do presidente Rodrigo Duterte. Em 2016, a ABS-CBN rejeitou passar os anúncios de campanha do atual presidente.
Veja também: “Milhares protestam contra o governo das Filipinas”
Enquanto acontecia a votação no Congresso, aconteceu uma manifestação com as pessoas clamando pela “defesa da liberdade de expressão” e para que o governo “termine com os ataques”.
“Esse é um dia negro para a liberdade de imprensa em um país que era anteriormente conhecido como um bastião da liberdade de imprensa e da democracia na região”, afirmou Phil Robertson, da Human Rights Watch.
De acordo com o World Press Freedom Index, o mais conhecido índice de liberdade do mundo, a Filipinas está na posição 136° entre 180 países.
ABS-CBN
Fundada em 1953, a ABS-CBN é o maior grupo de mídia das Filipinas e um dos maiores grupos de mídia privados do continente asiático. Até então, a empresa possuía mais de 80 emissoras de rádio e televisão em todo o país.
Com a decisão de não renovar a licença, a empresa pode ter que demitir mais de 11 mil funcionários.
Aqui nao vai acontecer nada!!!
Mesmo estando com os impostos em dia ou “pactuadas” com o erário o pagamento, deliberadamente ñ pode trabalhar contra o POVO, q elegeu o seu governante. Gosto muito da Folha, da Globo, da Band, de Crusoé e espero q encontrem seus verdadeiros caminhos. Se Não O : estão fudidos, ñ será como lá fora. Haverão movimentos antidemocraticos!!!kkkkk
José Ângelo, pelo visto você é um cara de péssimo gosto, espero que aos poucos você melhore, pois já é assinante da Oeste.
Aqui não vai precisar. A Globo quebra antes de terminar o prazo da atual concessão .
Globo pondo as barbas de molho…
Se essa moda pega …