O Partido Comunista da China alterou as condições climáticas para evitar que chovesse no Centenário do PCC, realizado em Pequim, em 1° de julho deste ano. É o que informou estudo da Universidade Tsinghua.
Publicado na revista chinesa Environmental Science em 26 de novembro, o trabalho garante que os chineses lançaram produtos químicos nas nuvens através de mísseis carregados com iodeto de prata.
Relacionadas
Em linhas gerais, os técnicos do país asiático induziram a chuva na noite anterior ao desfile do PCC. Dessa forma, asseguraram um céu limpo durante as celebrações, que reuniram 70 mil pessoas na capital.
A pesquisa acadêmica advertiu, porém, que a prática, conhecida como “semeadura”, pode afetar o clima em outras regiões. Conforme o estudo, localidades ao redor de Pequim informaram ter sido afetadas por tempestades.
Partido Comunista da China semeia nuvens
Dois anos antes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim, o PCC anunciou que usaria a semeadura de nuvens para controlar o clima. A iniciativa evitou que ocorressem chuvas em 8 de agosto daquele ano.
Outros países também usam a tecnologia — alguns para estimular o agronegócio. Para tornar o clima melhor, os Emirados Árabes Unidos fazem chover no deserto ao “semearem” cloreto de sódio nas nuvens.
Leia também: “O dono do mundo”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 88 da Revista Oeste
Ichhhh!!!