O número de pessoas que solicitaram auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu para o menor nível desde 1969, informou o Departamento do Trabalho na quarta-feira 24. Na semana encerrada em 20 de novembro, 199 mil norte-americanos pediram o benefício — 71 mil a menos do que foi registrado na semana imediatamente anterior.
Os dados podem ser afetados durante as festas de fim de ano. As solicitações de auxílio-desemprego caíram de um recorde de 6,14 milhões no início de abril de 2020 para uma faixa considerada adequada para um país com condições saudáveis de geração de emprego. Apesar da escassez da mão de obra causada pela pandemia, o mercado está se recuperando.
Em 2021, foram criados 582 mil postos de trabalho mensais (em média). Havia 10,4 milhões de vagas abertas ao término de setembro. A força de trabalho diminuiu em 3 milhões de pessoas ante o patamar pré-pandemia, mesmo com o fim dos benefícios sociais concedidos pelo governo, a reabertura de escolas para aulas presenciais e um aumento salarial fornecido pelas empresas.
As solicitações de auxílio-desemprego estão diminuindo desde outubro, embora o ritmo da redução tenha recuado nas últimas semanas.
Com informações do jornal The Wall Street Journal
Leia mais: “EUA liberam reservas de petróleo para conter crise energética”