As solicitações de seguro-desemprego nos Estados Unidos se aproximam cada vez mais dos níveis de antes do início da pandemia de covid-19, em março de 2020. Segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira, 14, foram menos de 300 mil pedidos na semana passada — é a primeira vez que este patamar é registrado desde o início da emergência sanitária causada pelo novo coronavírus.
Na última semana, foram 293 mil novas solicitações de seguro-desemprego, 36 mil a menos do que nos sete dias imediatamente anteriores. Na semana do dia 14 de março do ano passado, quando a pandemia teve início, foram 256 mil pedidos nos EUA.
Leia mais: “Inflação dos Estados Unidos sobe e fica acima do esperado”
A média móvel de quatro semanas também registrou queda: de 344,5 mil para 334 mil solicitações na semana passada. Trata-se do menor índice para o período desde março de 2020 (225,5 mil pedidos).
Leia também: “EUA vão reabrir as fronteiras com Canadá e México”
O número total de beneficiários do seguro-desemprego nos EUA chegou a 3,3 milhões até o dia 25 de setembro, último dado disponível — mais de 520 mil solicitações a menos do que na semana anterior. Neste mesmo período do ano passado, quase 25 milhões de pessoas haviam sido contempladas.
Leia também: “Câmara dos EUA aprova aumento do teto da dívida e evita calote”
Com informações da agência France-Presse