Pesquisa explica por que as melhores ideias surgem durante o banho

O relaxamento pode ajudar na criatividade

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock | Foto: Reprodução/Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Virgínia, nos EUA, explica por que a mente, às vezes, desenvolve as melhores ideias e soluções criativas durante o momento do banho. O estudo foi publicado nesta sexta-feira, 07, na revista científica Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts.

A pesquisa “O efeito do chuveiro” foi coordenado por Zac Irving, professor assistente de filosofia e especialista em ciência cognitiva, e escrito em parceria com a professora de psicologia Caitlin Mills, da Universidade de Minnesota.

Segundo os estudiosos, em momentos de tarefas “irracionais”, ou seja, que não demandam muito esforço mental para serem realizadas, a mente acaba gerando um pico de criatividade. Essas tarefas, no entanto, exigem um nível moderado de engajamento.

-Publicidade-

“Digamos que você está preso em um problema. O que você faz? Provavelmente você faz algo para se ocupar, como caminhar, fazer jardinagem ou tomar banho. Todas essas atividades são moderadamente envolventes”, explica Zac Irving.

A associação entre momentos de relaxamento com a criatividade foi assunto de estudos anteriores. Uma pesquisa publicada há uma década na revista Psychological Science apontou que o cérebro tende a vagar enquanto o ser humano realiza tarefas “pouco exigentes”.

“Em comparação com o envolvimento em uma tarefa exigente, descanso ou sem pausa”, escreveram os autores da pesquisa, “envolver-se em uma tarefa pouco exigente durante um período de incubação levou a melhorias substanciais no desempenho em problemas encontrados anteriormente”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Até onde eu sei, é comum que pessoas bem sucedidas gostem de pescar, ter uma chácara, aquariofilia, praticar diversos tipos de esporte, leitura, churrascadas, coquetéis e até mesmo passar o fim de semana em casa de pijama e chinelos, etc.. Isso é milenar.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.