O Pacific Zircon, petroleiro de Israel, foi atingido por um drone iraniano na terça-feira 15, enquanto navegava pelo Golfo de Omã. Ninguém foi ferido ou morto. Mesmo depois do incidente, a embarcação permanece em atividade, conforme noticiou o Wall Street Journal. O navio é propriedade de Idan Ofer, bilionário israelense que fundou a empresa de barcos Eastern Pacific Shipping.
An oil tanker owned by an Israeli billionaire was hit by a suspected Iranian drone in the Gulf of Oman, people familiar with the incident said https://t.co/9nWY3ExK3Y
— The Wall Street Journal (@WSJ) November 16, 2022
Cyril Ducau, diretor-executivo da Eastern Pacific Shipping, informou que a tripulação do petroleiro não se feriu e que o navio sofreu pequenos danos. Segundo ele, o barco não apresentou vazamento de óleo.
Militares denunciam ataque a petroleiro de Israel
Os Estados Unidos acusaram o Irã de realizar ataque para ameaçar o Oriente Médio.
Michael Erik Kurilla, general responsável pelas operações norte-americanas no Oriente Médio e chefe do Comando Central dos EUA, disse que “esse ataque de veículo aéreo não tripulado contra uma embarcação civil neste estreito marítimo crítico demonstra, mais uma vez, a natureza desestabilizadora da atividade maligna iraniana na região”.
O ataque ocorreu com as crescentes ameaças militares do Irã na região, enquanto Teerã, capital iraniana, enfrenta diversos protestos que minaram o poder de controle do governo.
Teerã fez uma série de ataques com drones e mísseis contra grupos curdos, povo originários das planícies da Mesopotâmia, no norte do Iraque, e ameaçou publicamente a Arábia Saudita de fomentar as manifestações.